27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMilhares de pessoas assistem às Marchas Populares

Milhares de pessoas assistem às Marchas Populares

O primeiro desfile das Marchas Populares decorreu no sábado e a presença de milhares de pessoas obrigou ao encerramento da avenida Luísa Todi

 

- PUB -

O primeiro desfile das Marchas Populares decorreu na avenida Luísa Todi, onde milhares de pessoas marcaram presença para assistir ao maior evento de cultura popular da cidade sadina.

A União das Pontes com o tema “Setúbal Varina, num perfeito Dialeto” foi a primeira marcha a desfilar e os marchantes apostaram no tema ensaiado por Flávio Fernandes e cantado por Carla Lança, onde mostraram o orgulho pela cidade e pelas gentes ligadas ao mar. Os arcos em forma de corações em tons de azul e branco, tal com as cores dos trajes dos marchantes.

A segunda marcha a desfilar foi Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau com o tema “Tradições de um povo num rio beijado pelo Sado”. Uma dupla de fadistas, Nuno Rocha e Ana Margarida Dias, apadrinhou a marcha ensaiada por João Praia, que apostou nos trajes azuis e brancos e camisolas brancas para os pescadores e vestidos também azuis com barras brancas para as conserveiras onde se destacava o emblema da colectividade. Os arcos eram latas de conservas e as marchantes exibiam gaivotas a voar.

- PUB -

O regresso do Clube Recreativo da Palhavã trouxe o tema “P’ra que horas é o aviso!”, cantada pela madrinha Inês Pereira e ensaiada por Francisco Branquinho. As vestimentas e os arcos apostaram no preto onde se misturavam cores como o vermelho, com eles a usarem camisas aos quadrados. Elas com as tradicionais tamancas, eles descalços.

Outra das Marchas regressadas após anos de ausência foi a União Praiense com o tema “Com o Mar Aqui tão Perto”, cantada pela madrinha Carina Martins e tendo como ensaiador Oliveiros Rosário. Os arcos com o sol em destaque enfeitados com fotografias de salinas, barcos de pesca e o moinho de maré. Os trajes de cor rosa e branco tinham como complemento o sal, golfinhos e pelicanos.

A Sociedade da Perpétua Azeitonense usou o tema “Música maestro” cantado por Rita Guerreiro e ensaiada por Graça Pereira, com os arcos onde sobressaiam as mãos do maestro com a batuta e as partituras de música. Eles e elas vestidos com trajes de maestro numa analogia ao tema.

- PUB -

O Núcleo Bicross de Setúbal apresentou o tema “No coração, a nossa marcha é Rainha” cantada por Ivone Dias e ensaiada por Rui Conceição. Esta marcha apostou em cores coloridas, onde sobressaiam os tons de rosa, com uma pauta de música pintada no fundo dos vestidos. Eles com calças e camisas brancas.

A penúltima marcha a desfilar foi o Grupo Desportivo “Os 13” com o tema “Das salinas aos bailaricos pelo meio um namorico” cantado pela madrinha Liliana Matos e tendo com ensaiadores João Bravo e Ricardo Rosa. O sal e os barcos salineiros eram o destaque, com elas e eles a usarem chapéus de palha e marchando descalços.

A última marcha a desfilar foi a vencedora do ano passado, o Grupo Desportivo Independente, que trouxe o tema “Choco frito, o sabor que só Setúbal tem” cantado por Sara Margarida e tendo como ensaiadores Vanessa Rocha e Diogo Vaz. As vestimentas das marchantes foram concebidas com tons de verde, enquanto eles envergavam calças pelo joelho e blusas com riscas laranja e nas costas ostentavam âncoras. Os arcos redondos ostentavam âncoras e chocos.

Marchas extraconcurso

Antes do desfile das oito marchas a concurso, também participaram a APPACDM, a Marcha Infantil da Perpétua Azeitonense e a Marcha Infantil Bicross, que mostraram aos milhares de visitantes, que a tradição das marchas tem o futuro assegurado.

Final com muita alegria

O final do primeiro desfile terminou em clima de festa com os marchantes a cantar em coro a Grande Marcha de Setúbal, com a madrinha Joana Lança.

 

Fotos: Alex Gaspar

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -