25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoConfira aqui o Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo já...

Confira aqui o Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo já em consulta pública

Agência Portuguesa do Ambiente terá  um mês para emitir uma decisão depois de 19 de Setembro

O Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto a instalar na Base Aérea n.° 6 do Montijo está, até 19 de Setembro, em consulta pública no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Pode aceder ao documento a partir do link:  http://siaia.apambiente.pt/AIA1.aspx?ID=3280
Os impactes na avifauna bem como o perigo que as centenas de milhares de aves migratórias representam para as aeronaves nas rotas a utilizar, a juntar à questão da poluição sonora que afectará as populações residentes num raio de acção considerável, são alguns dos principais aspectos negativos apontados.

Depois do período de consulta pública, que terminará a 19 de Setembro, a APA terá um mês para se pronunciar e decidir-se, face à análise feita, pela aprovação ou pelo chumbo daquela que é a única peça do “puzzle” em falta para que o processo de construção na base militar no Montijo possa avançar em definitivo.

- PUB -

A decisão da APA sobre este segundo estudo (o primeiro foi “arrasado”, obrigando a um aprofundamento do trabalho) deve vir a ser conhecida já depois da realização das Legislativas,  marcadas para 6 de Outubro próximo.

Recorde-se que há sete meses, a ANA – Aeroportos e o Estado assinaram o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028. Este valor inclui a extensão do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e a transformação da base aérea do Montijo (que recebeu a cerimónia de assinatura) em aeroporto civil, cujo início de funcionamento foi previsto para 2022.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -