26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFestas da Moita com aposta em cartaz para todos os públicos

Festas da Moita com aposta em cartaz para todos os públicos

Programa inclui espectáculos musicais, largadas de toiros e tradições desde a frente ribeirinha ao topo da Avenida Dr. Teófilo Braga.

 

- PUB -

Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem regressam com cartaz ecléctico, dedicado a tradições centenárias e música, da Pop ao Fado.

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita apresenta o certame do qual a Moita se orgulha “e com razões para isso”. Convidando moitenses e visitantes e estar presentes, o autarca destaca o papel determinante da população no turismo da região e o facto de quem visitar a Moita manter “o desejo de voltar” refere.

No âmbito das festas, o presidente da Junta de Freguesia da Moita, João Miguel, destaca também a importância desta celebração na vida da população local e dos não residentes, considerando o certame como “um dos melhores do país”.

- PUB -

Em representação da Comissão de Festas, João Gregório, destaca a vertentes religiosa, tauromáquica e náutica, assim como o empenho das várias entidades envolvidas, desde a Câmara Municipal da Moita, da Junta de Freguesia e Comissão de Festas, a GNR, Bombeiros Voluntários da Moita, Sociedade Moitense de Tauromaquia, empresa Touroleve e Paróquia da Moita.

Música, Tejo, fogareiros e toiros

No dia 6 de Setembro a Praça de Toiros Daniel Nascimento, recebe a abertura oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, pelas 21h30. Uma noite em que os internacionais Boney M são cabeça de cartaz no palco Super Bock, na frente ribeirinha.

- PUB -

No segundo dia das festas realiza-se a tradicional Noite do Fragateiro, com Desfile de Marchas Populares nas ruas da vila e participação das Marchas do União Desportiva e Cultural Banheirense, Bairro Alto, Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes e Grupo Desportivo da Mouraria e Alto do Pina. No mesmo dia sobe ao palco Syro.

A 8 de Setembro os banheirenses Iberia são a atracção nocturna a representar o que de melhor se produz no concelho. Ao início da tarde decorrerá à procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão está agendada para às 18h00.

Segue-se no dia 9 a atuação de Cuca Roseta e no dia 10 o concerto de Blaya. Quem ocupa, respectivamente, os dias 11, 12,13, 14 e 15, são, Quim Barreiros, HMB, April Ivy, Deejay Kamala e Banda da Armada. Todos os concertos têm início pelas 23h00.

As tradicionais largadas de toiros que atraem milhares de pessoas à Avenida Dr. Teófilo Braga, este ano vão decorrer nas noites de 6, 9 e 13, a partir da 1h00 e nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 15 pelas 10h00. Já no dia 14 a largada de toiros realiza-se pelas 17h00.

No dia 10 de Setembro, celebra-se o Dia do Município e realiza-se a Corrida de Toiros, pelas 22h00, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento.

Dia 12 está prevista a edição do “Cais Vivo”, a partir das 15h00, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita.

E a muito aguardada Tarde do Fogareiro decorrerá no dia 13, a partir das 13h00, na Avenida Dr. Teófilo Braga com a presença do Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente de Amarante, a Charanga “Huga Huga”, do Rosário e o Fogareiro Elétrico, com Nélio Pinto.

A Regata em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem regressa dia 14, pelas 15h00, com as embarcações tradicionais do Tejo. E nesta mesma tarde o varino “O Boa Viagem” receberá a bordo a iniciativa “Sábados a ler em família”, com a história “Por favor não abanem o barco”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -