20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaFestas da Moita com aposta em cartaz para todos os públicos

Festas da Moita com aposta em cartaz para todos os públicos

Programa inclui espectáculos musicais, largadas de toiros e tradições desde a frente ribeirinha ao topo da Avenida Dr. Teófilo Braga.

 

- PUB -

Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem regressam com cartaz ecléctico, dedicado a tradições centenárias e música, da Pop ao Fado.

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita apresenta o certame do qual a Moita se orgulha “e com razões para isso”. Convidando moitenses e visitantes e estar presentes, o autarca destaca o papel determinante da população no turismo da região e o facto de quem visitar a Moita manter “o desejo de voltar” refere.

No âmbito das festas, o presidente da Junta de Freguesia da Moita, João Miguel, destaca também a importância desta celebração na vida da população local e dos não residentes, considerando o certame como “um dos melhores do país”.

- PUB -

Em representação da Comissão de Festas, João Gregório, destaca a vertentes religiosa, tauromáquica e náutica, assim como o empenho das várias entidades envolvidas, desde a Câmara Municipal da Moita, da Junta de Freguesia e Comissão de Festas, a GNR, Bombeiros Voluntários da Moita, Sociedade Moitense de Tauromaquia, empresa Touroleve e Paróquia da Moita.

Música, Tejo, fogareiros e toiros

No dia 6 de Setembro a Praça de Toiros Daniel Nascimento, recebe a abertura oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, pelas 21h30. Uma noite em que os internacionais Boney M são cabeça de cartaz no palco Super Bock, na frente ribeirinha.

- PUB -

No segundo dia das festas realiza-se a tradicional Noite do Fragateiro, com Desfile de Marchas Populares nas ruas da vila e participação das Marchas do União Desportiva e Cultural Banheirense, Bairro Alto, Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes e Grupo Desportivo da Mouraria e Alto do Pina. No mesmo dia sobe ao palco Syro.

A 8 de Setembro os banheirenses Iberia são a atracção nocturna a representar o que de melhor se produz no concelho. Ao início da tarde decorrerá à procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão está agendada para às 18h00.

Segue-se no dia 9 a atuação de Cuca Roseta e no dia 10 o concerto de Blaya. Quem ocupa, respectivamente, os dias 11, 12,13, 14 e 15, são, Quim Barreiros, HMB, April Ivy, Deejay Kamala e Banda da Armada. Todos os concertos têm início pelas 23h00.

As tradicionais largadas de toiros que atraem milhares de pessoas à Avenida Dr. Teófilo Braga, este ano vão decorrer nas noites de 6, 9 e 13, a partir da 1h00 e nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 15 pelas 10h00. Já no dia 14 a largada de toiros realiza-se pelas 17h00.

No dia 10 de Setembro, celebra-se o Dia do Município e realiza-se a Corrida de Toiros, pelas 22h00, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento.

Dia 12 está prevista a edição do “Cais Vivo”, a partir das 15h00, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita.

E a muito aguardada Tarde do Fogareiro decorrerá no dia 13, a partir das 13h00, na Avenida Dr. Teófilo Braga com a presença do Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente de Amarante, a Charanga “Huga Huga”, do Rosário e o Fogareiro Elétrico, com Nélio Pinto.

A Regata em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem regressa dia 14, pelas 15h00, com as embarcações tradicionais do Tejo. E nesta mesma tarde o varino “O Boa Viagem” receberá a bordo a iniciativa “Sábados a ler em família”, com a história “Por favor não abanem o barco”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -