19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantana Lopes diz que acesso da região a fundos comunitários é “elementar”

Santana Lopes diz que acesso da região a fundos comunitários é “elementar”

Ex-primeiro ministro penitencia-se por não ter-se apercebido do problema. Agora, diz, é preciso consenso político

 

- PUB -

O presidente do Aliança diz que a luta da região pelo acesso aos fundos comunitários é “a maior causa do distrito do distrito nesta altura” e associa-se aos que defendem a alteração da classificação da Península d Setúbal para efeitos dos fundos de coesão da União Europeia.

“Eu próprio me penalizo por não ter entendido essa necessidade há mais tempo. Agora é preciso um consenso nacional, entre os partidos, sobre essa matéria”, disse Pedro Santana Lopes a O SETUBALENSE, este sábado, à margem do jantar de campanha eleitoral que o partido organizou no restaurante ‘7.ª Arte’, em Setúbal.

Para o antigo primeiro-ministro, a alteração da actual situação de discriminarão da região é “uma necessidade elementar”.

- PUB -

Em dia de manifestação contra as dragagens no rio Sado, o líder do novo partido mostrou-se favorável às obras de alargamento do porto mas em “equilíbrio” com a preservação ambiental.

“O porto de Setúbal precisa de desassoreamento e de poder receber navios maiores, mas nada deve ser feito que provoque dano nas riquezas naturais do estuário. Espero que seja assegurado este equilíbrio e que haja a devida monitorização das autoridades ambientais.”, afirmou Santana Lopes. O presidente do partido recordou ainda que “está para vir o aeroporto para o Montijo”, para confessar que não sabe o que “será mais complicado”.

Carlos Medeiros, cabeça-de-lista do Aliança pelo distrito de Setúbal reforçou a mensagem a favor do desenvolvimento económico mas com respeito pelos valores ambientais.

- PUB -

“Somos a favor das dragagens mas com vigilância [ambiental]”, disse Carlos Medeiros, defendendo que a modernização do porto terá também ganhos ambientais. “Hoje os que entram no rio são barcos velhos e poluentes”, atira, referindo-se à perspectiva de, com o alargamento dos acessos, poderem demandar o porto sadino navios de nova geração, maiores mas também ambiental e energeticamente mais eficientes.

O número um da lista do Aliança acrescenta que “já perdemos 6 mil milhões de fundos comunitários e vamos perder mais 2 mil milhões até 2030”, para concluir que “é uma traição que fizeram a Setúbal”.

O almoço de campanha reuniu quase uma centena de pessoas.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -