19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasSondagem Legislativas: PS esmaga no distrito, CDS desaparece e PAN elege

Sondagem Legislativas: PS esmaga no distrito, CDS desaparece e PAN elege

Sondagem EUROSONDAGEM / ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA MONTEPIO indica a seguinte distribuição dos deputados pelo círculo de Setúbal: PS 9, CDU 3, PSD 3, BE 2 e PAN 1

O PS vence as Eleições Legislativas 2019 de forma esmagadora no distrito de Setúbal, A CDU e o PSD reduzem a votação, o BE mantém, o CDS-PP baixa ao ponto de deixar de ter deputados pela região e o PAN elege pela primeira vez.

- PUB -

No plano nacional, o PS também vence e ronda a maioria absoluta, podendo eleger entre 109 e 117 deputados (a maioria absoluta são 116 mandatos).

A sondagem EUROSONDAGEM / ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA MONTEPIO de Outubro de 2019, feita também para O SETUBALENSE, mostra a seguinte distribuição dos 18 mandatos pelo distrito de Setúbal: O PS elege 9 deputados (actualmente tem 7), a CDU elege 3 (perde 1), PSD elege 3 (perde 1) 3, BE mantém os 2 que tem desde 2015 e o PAN elege 1 deputado (não tinha nenhum).

De acordo com o estudo, no total nacional, o PS também ganha as eleições, com 38,8% das intenções de voto (projecção global, presumindo que os inquiridos que responderam “NS/NR” se abstêm), o PSD é segundo com 25,5%, BE terceiro com 9,6%, CDU a quarta força com 7,1%, seguindo-se o CDS-PP (5%), PAN (4%) e os outros partidos (10%).

- PUB -

A sondagem, cujo trabalho de campo decorreu até dia 01 de Outubro, tem uma amostra de 2071 entrevistas validadas, estratificada por regiões, incluindo Açores e Madeira, e grupos etários acima dos 18 anos.

O erro máximo da Amostra é de 2,15%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Segundo esta sondagem, na Assembleia da República a bancada socialista terá entre 109 e 117 deputados, o PSD entre 68 a 76 mandatos, o BE de 17 a 19, a CDU entre 13 e 14, CDS-PP de 6 a 8, PAN 5 ou 6, sendo que deverão ser eleitos dois deputados de outros, pequenos, partidos.

- PUB -

O SETUBALENSE publica esta sondagem mais detalhadamente amanhã na edição em papel.

– FICHA TÉCNICA –

Estudo de Opinião efetuado pela Eurosondagem para o jornal O SOL, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira, O SETUBALENSE, Diário Insular dos Açores, Açoreano Oriental, Aurora de Lima, Gazeta das Caldas, Jornal da Bairrada, Linha de Elvas, Postal do Algarve, Reconquista, Região de Leiria e Voz de Trás dos Montes, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, de 25 de Setembro a 1 de Outubro de 2019.

Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados, para telemóveis e telefones da rede fixa. O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Foram efectuadas 2319 tentativas de entrevistas e, destas, 248 (10,7%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião.

O erro máximo da Amostra é de 2,15%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

O Responsável Técnico da Eurosondagem é Rui Oliveira Costa.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -