26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFestival de Sabores ultrapassou sucesso do ano passado

Festival de Sabores ultrapassou sucesso do ano passado

Os visitantes aderiram e esgotaram os pratos disponibilizados pela Associação de Festas

 

- PUB -

A Associação das Festas da Quinta do Anjo promoveu, pelo quinto ano consecutivo, o Festival de Sabores, que decorreu no último fim-de-semana, na Quinta do Anjo.

Um grupo de cozinheiras deitou mãos à obra e confecionou refeições, com iscas, migas, rojões, pataniscas e sopa caramela, a par de outros pratos tradicionais, que foram degustados nos dois dias do festival. A doçaria diversificada também marcou presença com o arroz doce com leite de ovelha, o pudim de ovos, as tortas, as farófias, os bolos de chocolate e os semifrios.

O Festival de Sabores nasceu da necessidade de angariar receitas para as Festas de Todos os Santos, que irão decorrer de 31 de Outubro a 3 de Novembro e envolvem um orçamento de 30 mil euros.

- PUB -

O presidente da Associação de Festas, Fernando Camolas, diz que o festival “se traduziu num enorme sucesso e ultrapassou todas as expetativas”. O dirigente associativo lembra que recentemente fizeram o Festival do Caracol e que agora estão a “preparar o peditório que conta sempre com grande disponibilidade da população”.

As festas tem o apoio da Câmara de Palmela, da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, da coletividade SIM, que cede as instalações e colabora com a banda, a orquestra e o grupo de guitarras, e com o comércio local.

Festas juntam vertente religiosa à pagã

- PUB -

As Festas de Todos os Santos são das mais antigas do Concelho de Palmela e surgiram como forma de agradecimento a Nossa Senhora da Redenção por ter poupado a aldeia da Quinta do Anjo aos efeitos trágicos do terramoto de 1755.

A vertente religiosa, com a realização de duas procissões, junta-se à parte pagã, onde se realizam espetáculos e exposições.

Fernando Camolas defende que as festas “são as mais tradicionais do concelho de Palmela, onde a aldeia recebe milhares de visitantes” e destaca que “as procissões contam com muita adesão das populações, com realce para a procissão em Honra da Nossa Senhora da Redenção, que se realiza no dia 1 de Outubro e a procissão das Velas, que sai da Capela do Anjo, localizada numa quinta privada e percorre as ruas da aldeia”.

Este ano, revela o presidente associativo, “ iremos realizar os concertos na sala da SIM e onde serão servidas as refeições durante as festas e o salão nobre da coletividade funcionará como salão de chá com animação e doçaria”.

O programa das festas está ainda a ser preparado, mas Miguel Gameiro será o cabeça de cartaz.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -