26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSocialistas deixam CDU a 23,67% de distância

Socialistas deixam CDU a 23,67% de distância

Se de um jogo de sueca se tratasse, o resultado do PS tinha sido uma “chita”, já que os socialistas cortaram todas as vazas aos adversários, triunfando nas quatro freguesias. Salvaram-se os animalistas. Afundaram-se PSD, CDS e CDU. O BE manteve-se à tona

- PUB -

 

 

Com uma abstenção 0,08% abaixo da média nacional (45,50%), o concelho do Seixal foi pintado a “rosa” em todas as freguesias, mercê de uma vitória retumbante do PS nas eleições do passado domingo – os socialistas alcançaram 38,80% dos votos (mais 4,71% do que em 2015), deixando a segunda força política mais votada, a CDU (que passou a ocupar o lugar conquistado pela coligação PSD/CDS há quatro anos), a 23,67 pontos percentuais de distância.

- PUB -

Além do PS, o PAN foi o único partido, entre os seis primeiros, a aumentar a votação neste concelho (subiu de 2,01 para 4,86%).

Este foi o quarto concelho do distrito de Setúbal onde os socialistas obtiveram melhor votação em termos percentuais – o melhor foi Alcácer do Sal (44,46%), seguindo-se Barreiro (41,10%) e Almada (38,92%).

O PSD foi o terceiro partido mais votado com 14,47% dos votos, que compara com os 23,14% alcançados há quatro anos em coligação com o CDS, que agora se ficou pelos 2,79%. Contas feitas, somados os resultados conseguidos a solo pelos dois partidos, a perda foi de 5,88% no concelho.

- PUB -

A CDU não foi além dos 15,13%, menos 2,72 pontos percentuais do que nas anteriores legislativas, conseguindo mesmo assim capitalizar o desaire dos dois principais partidos da direita.

Já o Bloco de Esquerda (BE) manteve-se como quarta força política mais votada no concelho, embora tenha também registado uma diminuição, ligeira, na votação (de 13,34 de há quatro anos passou agora para 11,52%).

A freguesia de Amora foi onde o PS alcançou o triunfo mais expressivo no concelho, chegando aos 41,26% (mais 5,13% em relação às eleições anteriores). A CDU aproveitou a derrocada de PSD e CDS para trocar posições e, apesar de um decréscimo de 2,58 pontos percentuais, passou a ser a segunda força mais votada. O BE decresceu ligeiramente e o PAN subiu para mais do dobro (4,59% dos votos).

Na União das freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, os socialistas voltaram a crescer a mais de cinco pontos percentuais, registando 36,58% dos votos, seguindo-se a CDU, com menos 3,98% em relação a 2015. BE, PSD e CDS, sobretudo estes dois últimos, também perderam espaço, ao passo que o PAN quase que triplicou a percentagem da votação (5,00%).

Nas freguesias de Corroios e Fernão Ferro, os cenários foram idênticos: PS e PAN cresceram; PSD, CDU, BE e CDS baixaram resultados.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -