26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAdministração de Saúde desconfia de irregularidades na Ecosado

Administração de Saúde desconfia de irregularidades na Ecosado

A Clínica Ecosado, ligada ao caso do bebé Rodrigo, está a ser investigada pela ARSLVT. As autoridades estão a tentar perceber de que forma era feito o pagamento e cobrado o dinheiro ao Serviço Nacional de Saúde, uma vez que não existia convenção

 

- PUB -

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) afirmou ontem que há indícios de irregularidades na clínica que realizou ecografias à mãe do bebé que nasceu no Hospital de São Bernardo com malformações graves, em Setúbal.

Disse Luís Pisco que a clínica Ecosado “não tinha nem tem qualquer convenção com a Administração Regional de Saúde ou com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas que aceitava credenciais de exames de utentes encaminhados pelos serviços públicos”, refere a Lusa. Perante isto, o presidente da ARSLVT conclui que aqui “há aqui indícios de irregularidades que têm de ser esclarecidos”.

Foi este pelo menos o caso da mãe do bebé Rodrigo, que realizou ecografias na clínica, com o médico Artur Carvalho, através de credenciais passadas pelo SNS.

- PUB -

As autoridades estão a tentar perceber de que forma era feito o pagamento e cobrado o dinheiro ao SNS, uma vez que não existia convenção. “Iremos ter um esclarecimento cabal da situação dentro em breve, nos próximos dias, de como foi feito o pagamento”, declarou Luís Pisco.

A ARS tem um inquérito em curso desde que surgiram as primeiras notícias sobre o caso do bebé Rodrigo, sabendo-se que a mãe tinha sido acompanhada num centro de saúde e que faria as ecografias numa clínica ao abrigo de supostas convenções com o Estado.

Também ontem, o novo secretário de Estado da Saúde, António Sales, admitiu que no caso de Rodrigo “pode haver algumas disfuncionalidades no processo” em que a clínica realizava as ecografias.

- PUB -

“O circuito parece disfuncional, mas não vou adiantar mais nada até às conclusões do inquérito [em curso na Administração Regional de Saúde]”, afirmou António Sales.

António Sales indicou que o Governo pediu à ARSLVT celeridade no inquérito. Contudo, reconheceu que “tem de se reforçar a área da fiscalização não só das convenções”, mas dotando de mais meios as entidades fiscalizadoras, como a Entidade Reguladora da Saúde.

Entretanto o novo secretário de Estado considera que é necessário reforçar a fiscalização de clínicas e unidades privadas com e sem convenções com o Serviço Nacional de Saúde.

Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -