26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalAmanhã, a regra é Baixar, Proteger e Aguardar, tudo pela segurança

Amanhã, a regra é Baixar, Proteger e Aguardar, tudo pela segurança

Em caso de sismo poucos lugares são seguros, tudo pode depender do comportamento de cada um perante o momento em que a Terra Treme

 

- PUB -

Amanhã em todo o distrito, e também no país, entre as 11h15 e as 11h16, quem estiver em empresas públicas e privadas, escolas e outras instituições, é desafiado a três gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar. É a 7.ª edição do exercício A Terra Treme.

O exercício compreende a prática de gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo. A acção desenrola-se ao longo de 1 minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou colectiva executam este exercício.

“Em anos transactos, algumas escolas e empresas levam este exercício completo incluindo evacuação dos espaços”, diz Paula Almeida, técnica do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal.

- PUB -

Diz a responsável da Protecção Civil Nacional que algumas autarquias escolhem uma escola para acompanhar nos exercícios. É o caso do Barreiro onde a Câmara pretende acompanhar algumas escolas neste exercício, e do Montijo que escolheu a Escola Básica Ary dos Santos como palco do exercício. No Seixal este simulacro, que coincide com o World Tsunami Awareness Day e está enquadrado nos objectivos e prioridades estabelecidas pelo Quadro de Sendai 2015-2030, que fomenta a resiliência da sociedade às catástrofes, é apontado à Freguesia de Amora.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil apela a cidadãos e instituições a inscreverem-se em www.aterratreme.pt como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício A TERRA TREME.

Em Sines o simulacro vai ter uma dimensão bem maior, em paralelo com este exercício, no âmbito do Grupo de Trabalho “Prevenção e Segurança” do COMSINES – Conselho das Comunidades de Sines, vai desenrolar-se um cenário de rutura catastrófica de um tanque de azoto líquido nas instalações da AirLiquide, em consequência de um sismo.

- PUB -

O cenário prevê a fuga da totalidade do líquido armazenado no tanque, ficando retido na bacia de retenção. A vaporização instantânea do líquido irá gerar um forte “nevoeiro” na zona mais próxima.

O acidente simulado obrigará à interrupção do fornecimento de azoto à Repsol e à Indorama, sem previsão de quando será reposto. As duas empresas deverão desencadear procedimentos de segurança para evitar um acidente industrial em cadeia.

Este exercício misto de âmbito municipal / distrital (LIVEX e CPX) tem como objetivo a ativação dos planos de emergência internos das empresas envolvidas, do Plano de Emergência Externo e do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Sines.

Será avaliada a operacionalidade dos intervenientes no teatro de operações, bem como a coordenação das diversas acções. Ao mesmo tempo, será convocada a Comissão Municipal de Protecção Civil, cuja operacionalidade também será testada.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -