26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroProjecto para requalificar Braamcamp viabilizado em Assembleia Municipal

Projecto para requalificar Braamcamp viabilizado em Assembleia Municipal

Procedimentos e peças conexas do plano foram aprovados pela maioria socialista, com duas abstenções e um voto contra do PSD e os votos contra da CDU, do BE e PAN. No total houve 15 votos a favor e 14 contra

Luís Geirinhas

- PUB -

 

Os procedimentos e peças conexas do projecto de requalificação da Quinta do Braamcamp, foram aprovados pela maioria socialista durante a sessão desta quarta-feira da Assembleia Municipal do Barreiro (AMB), com 15 votos favoráveis, duas abstenções do PSD e 14 votos contra da CDU (10), BE (2) PAN (1) e PSD (1)  numa reunião marcada por uma elevada participação da população e por alguns momentos de contestação por parte das bancadas de oposição à decisão daquele executivo camarário.

O presidente da AMB, André Pinotes Baptista (PS), começou por congratular-se com o facto de a sessão acontecer com a sala da Biblioteca Municipal “cheia” e assinalou que a participação cívica tem sido importante para o trabalho desenvolvido por aquela que é “a casa da Democracia” do concelho. “Aqui ninguém nos deixa pressionar nem impressionar”, frisou, referindo-se às “manifestações que nos foram trazidas e formuladas, e até por cartas abertas que foram dirigidas”, que apelavam ao sentido de responsabilidade e maturidade política dos deputados municipais que afirmou “serem desprovidas de sentido”. O presidente daquele órgão garantiu ainda que nenhum dos 31 membros que fazem parte da AMB “foi silenciado ou tirado o direito de poder exprimir em plena liberdade aquilo que sentia”.

- PUB -

Não obstante, os trabalhos foram iniciados com recomendações da CDU, PSD e Bloco de Esquerda, para a retirada da proposta e pela sugestão bloquista para a mesma ser submetida a um referendo local, posição afastada no imediato pelo presidente de câmara Frederico Rosa. “É com surpresa que oiço estes pedidos de requerimentos e quero lembrar que fizemos várias reuniões individuais com os partidos e pelo menos quatro reuniões de comissão sobre este tema”, disse, tendo sublinhado que “acolhemos os contributos que foram chegando e levámos a reunião de câmara”. Dirigindo-se aos deputados afirmou que era chegada a vez dos mesmos decidirem, razão pela qual não retirou a proposta a votação.

“Opção de construção pretende dinamizar espaço”

Foi nessa altura que o autarca destacou que “a opção por viabilizar construção” na quinta “é feita porque acreditamos que, com habitação e espaço público, teremos uma vivência e dinamização do espaço”, que tem o dobro da dimensão do Parque da Cidade e que não fica situada “numa zona de passagem”. Na sua opinião, esta opção camarária dará lugar a uma área “vivida, fruída e à disposição de todos, mas com capacidade de criar valor para o território” onde está inserida e, desta forma, possibilitar “criar emprego e suprir necessidades do concelho”.

- PUB -

Apesar de algumas interrupções e perante uma assistência de 265 pessoas, no local e pela internet através da página do município, Frederico Rosa recordou que “não existia nenhum projecto para esta área” e esclareceu que “as medidas de mitigação previstas para aquela construção” vão obrigar a autarquia à criação de “mecanismos concretos de combate às alterações climáticas”, para evitar situações de inundação do território e coloca-lo “ao serviço de todos os barreirenses”, em prol do que salientou ser mais um passo para o “progresso” do Barreiro.

Nota: Noticia alterada às 10h40 na parte do sentido de voto. A votação de cada partido foi melhor precisada.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -