27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalGrândolaLousal inaugura monumento aos operários mineiros

Lousal inaugura monumento aos operários mineiros

A apresentação pública da obra será no sábado, pelas 16 horas, e resulta da participação da comunidade local, autarquia, e instituições de ensino superior

- PUB -

A aldeia mineira do Lousal, durante 2018, esteve envolvida num projeto comunitário participativo de arte pública em homenagem ao movimento operário mineiro, uma ideia que contou com o suporte do Município de Grândola.

Esta participação colectiva da comunidade resultou na conceção de uma intervenção escultórica que terá apresentação pública e respectiva inauguração este sábado. A peça artística representa a descida e subida à mina e as formas de comunicação entre galerias, simbolizadas por dois elementos: a escada e o carril.

Segundo autarquia, o objectivo deste projecto foi “pensar, testar e concretizar um modelo de criação artística partilhado” entre a comunidade do Lousal e uma equipa de mediação liderada pelo Centro de Estudos Investigação em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, à qual se associaram outros centros de investigação científica de ensino superior.

- PUB -

Este modelo de trabalho “permitiu o envolvimento de todos na discussão de propostas em torno de uma imagem de futuro para o Lousal, potenciando a tomada de decisões colectivas, a apropriação e o usufruto pleno do espaço público”.

O monumento será inaugurado no âmbito das Comemorações do Dia de Santa Bárbara, num programa que conta com a exibição no Salão do Lousal, às 15h00, do documentário “Minas” que se centra no património histórico, paisagístico e humano das três principais minas da Faixa Piritosa Ibérica – Lousal, Aljustrel e São Domingos.

Este ‘retrato’ histórico apresenta relatos de experiências, vivências e factos históricos, principalmente através da recolha de entrevistas a elementos das comunidades mineiras. Realizado por Alexandre Silva e Luís Godinho e produzido pela GMT Produções, recebeu o apoio do Município de Grândola.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -