20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalGrândolaLousal inaugura monumento aos operários mineiros

Lousal inaugura monumento aos operários mineiros

A apresentação pública da obra será no sábado, pelas 16 horas, e resulta da participação da comunidade local, autarquia, e instituições de ensino superior

- PUB -

A aldeia mineira do Lousal, durante 2018, esteve envolvida num projeto comunitário participativo de arte pública em homenagem ao movimento operário mineiro, uma ideia que contou com o suporte do Município de Grândola.

Esta participação colectiva da comunidade resultou na conceção de uma intervenção escultórica que terá apresentação pública e respectiva inauguração este sábado. A peça artística representa a descida e subida à mina e as formas de comunicação entre galerias, simbolizadas por dois elementos: a escada e o carril.

Segundo autarquia, o objectivo deste projecto foi “pensar, testar e concretizar um modelo de criação artística partilhado” entre a comunidade do Lousal e uma equipa de mediação liderada pelo Centro de Estudos Investigação em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, à qual se associaram outros centros de investigação científica de ensino superior.

- PUB -

Este modelo de trabalho “permitiu o envolvimento de todos na discussão de propostas em torno de uma imagem de futuro para o Lousal, potenciando a tomada de decisões colectivas, a apropriação e o usufruto pleno do espaço público”.

O monumento será inaugurado no âmbito das Comemorações do Dia de Santa Bárbara, num programa que conta com a exibição no Salão do Lousal, às 15h00, do documentário “Minas” que se centra no património histórico, paisagístico e humano das três principais minas da Faixa Piritosa Ibérica – Lousal, Aljustrel e São Domingos.

Este ‘retrato’ histórico apresenta relatos de experiências, vivências e factos históricos, principalmente através da recolha de entrevistas a elementos das comunidades mineiras. Realizado por Alexandre Silva e Luís Godinho e produzido pela GMT Produções, recebeu o apoio do Município de Grândola.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -