26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetubalenses vão assistir à discussão de projectos de resolução para suspensão das...

Setubalenses vão assistir à discussão de projectos de resolução para suspensão das dragagens no Sado

Pelo menos meia centena de setubalenses devem deslocar-se esta quinta-feira à Assembleia de República para a assistirem à discussão de projetos de resolução para a suspensão das dragagens no estuário do Sado, revelou hoje a associação SOS Sado.

- PUB -

“Há um autocarro que parte de Setúbal, da Rua Dr. António Manuel Gamito, perto do auditório Charlot, e que já está completo, caso compareçam todas as pessoas inscritas”, disse à agência Lusa o porta-voz da associação, David Nascimento, lembrando que esta quinta-feira à tarde sobem a plenário quatro projectos de resolução para a suspensão das dragagens no estuário do Sado do PEV, BE, PAN e PSD.

“Há outras pessoas de Setúbal que também prometem marcar presença na Assembleia da República e que deverão deslocar-se por meios próprios”, acrescentou o responsável da SOS Sado, adiantando que algumas associações de Lisboa, como a Academia Cidadã e a SOS Animal, também prometem juntar-se aos contestatários das dragagens.

O projecto de melhoria das acessibilidades marítimas ao porto de Setúbal prevê a retirada de 6,5 milhões de metros cúbicos de areia do estuário do Sado em duas fases, a primeira das quais, para a retirada de 3,5 milhões de metros cúbicos de areia, já adjudicada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e em fase de execução desde quinta-feira da semana passada.

- PUB -

Questionada pela agência Lusa, a APSS confirma que a segunda fase das dragagens foi excluída ainda em 2017, mas os contestatários das dragagens desvalorizam esta informação e lembram que a Declaração de Impacte Ambiental contempla as duas fases do projecto e que a administração portuária pode lançar novo concurso público para a realização da segunda fase, uma vez que essas obras já estão licenciadas.

Por resolver continua ainda o problema da deposição de uma parte dos dragados na denominada zona da Restinga, que tem a oposição das organizações de pescadores de Setúbal por se tratar de uma zona de pesca e considerada de grande importância para a reprodução de várias espécies.

Na sexta-feira da semana passada, durante uma visita ao estuário do Sado, a bióloga Raquel Gaspar, fundadora da Ocean Alive, fez um apelo emocionado a todo o país para que não permita a destruição do ecossistema e da comunidade de golfinhos residentes no estuário do Sado.

- PUB -

“Nós não podemos permitir que este estuário seja destruído. Este estuário é uma maternidade e uma das zonas mais belas e mais simbólicas da vida selvagem no nosso país”, disse Raquel Gaspar. Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -