25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioRegionalUrgência pediátrica do Garcia da Orta ainda "sem data para reabrir"

Urgência pediátrica do Garcia da Orta ainda “sem data para reabrir”

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, disse hoje não haver data para a reabertura da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, que se encontra fechada no período noturno desde meados de novembro.

- PUB -

“Não há uma data para a reabertura da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, ao contrário daquilo que eram as nossas expetativas. Há um mês, quando reunimos com a ministra da Saúde ela transmitiu que estava a trabalhar em soluções e que seria para breve a reabertura. Hoje, com grande tristeza e insatisfação, recebemos a notícia de que não se perspetiva para breve”, disse Joaquim Santos.

O autarca, eleito pelo PCP, falava à Lusa após uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, em Lisboa, para um ponto de situação sobre a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta.

Desde novembro que a urgência pediátrica deste hospital tem encerrado diariamente no período noturno, entre as 20:00 e as 08:00, devido à falta de especialistas para assegurar a escala.

- PUB -

No entanto, a falta de pediatras já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais, e, segundo o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, nem o lançamento de concursos foi suficiente para colmatar a carência porque “ninguém concorreu”.

De acordo com Joaquim Santos, a ministra da Saúde “está a tomar medidas” para a contratação de profissionais, “mas ainda não conseguiu fazê-lo na medida” necessária para a “reabertura da urgência”.

“Mais de um mês depois do encerramento, em 18 de novembro, todos os dias à noite a população não tem uma resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da área da residência e tem de se deslocar para outros hospitais da rede pública em Lisboa ou recorrer a privados”, disse o autarca.

- PUB -

Joaquim Santos diz que este problema “é uma menoridade do SNS”, mas sublinha que o sistema devia “ter todas as condições para, em primeiro lugar, prestar o direito das crianças à saúde e também daqueles que não podem recorrer ao setor privado”.

Nova reunião agendada

O autarca adiantou que ficou já agendada uma nova reunião com a ministra para janeiro, para avaliar a situação, acrescentando que houve já um primeiro concurso para a contratação de duas pessoas, tendo hoje sido lançado novo concurso com mais cinco vagas.

Na semana passada, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS), anunciou que a urgência pediátrica do Garcia de Orta poderia reabrir já em janeiro depois da entrada de mais especialistas.

“O compromisso é que as urgências pediátricas em período noturno vão reabrir”, afirmou Inês de Madeiros (PS), depois de uma reunião com a ministra da Saúde, indicando que o serviço pode voltar à normalidade “já em janeiro”.

Segundo a autarca, esta possibilidade resulta da contratação de duas recém-especialistas, uma das quais entrou ao serviço este mês, enquanto a outra começará em 06 de janeiro. Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -