26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasSetúbal e Lisboa com maior número de autocarros 'verdes' da estratégia nacional...

Setúbal e Lisboa com maior número de autocarros ‘verdes’ da estratégia nacional  

(foto de arquivo)

- PUB -

 

Setúbal e Lisbooa são os dois distritos portugueses que contam com o maior número de transportes públicos sustentáveis entregues pelo Governo, com 185 autocarros elétricos e a gás natural, dos 300 que se encontram em circulação em todo o país.

Segundo uma resposta do Ministério do Ambiente e da Transição Energética à Lusa, dos 709 autocarros elétricos e a gás previstos para entrega este ano, foram ativados 300.

- PUB -

Em março passado, durante a apresentação da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, anunciou a entrega de 709 autocarros elétricos e a gás a diversas autarquias, além da criação de 10 mil quilómetros de vias cicláveis até 2030.

“De acordo com informação prestada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), em 16/12/2019, dos 709 autocarros apoiados (153 elétricos e 556 a gás), 300 (38 elétricos e 262 a gás) já se encontram em circulação”, pode ler-se na resposta.

Para os distritos de Setúbal e Lisboa estão aprovados um total de 259 veículos – 237 a gás natural e 22 elétricos, tendo sido já entregues 184 a gás natural e um elétrico.

- PUB -

Segundo a nota, os distritos do Porto e Aveiro têm aprovados um total de 360 veículos – 294 a gás natural e 66 elétricos -, contando já com 96 entregues: 78 a gás natural e 18 elétricos.

Coimbra conta já com 10 autocarros elétricos a operar no seu distrito, de um total de 24 aprovados, todos eles elétricos.

O distrito de Braga conta também com sete viaturas elétricas na sua rede de transportes públicos, de um total de 39 aprovados: 25 a gás natural e 14 elétricos.

Ainda de acordo com os dados fornecidos à Lusa, o distrito de Bragança é o único que já conta com todos os veículos elétricos aprovados e entregues – dois.

Por entregar estão ainda os pedidos aprovados para os distritos de Coimbra, Faro, Leiria, Santarém e Vila Real, num total de 25 viaturas, todas elas elétricas.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -