25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaArrancou a construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira

Arrancou a construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira

A construção da nova Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira e respectivos arranjos exteriores arrancou esta segunda-feira, 6, com a assinatura do auto de consignação da obra entre a Câmara Municipal da Moita e a empresa Betonit – Engenharia e Construções S.A., anunciou a autarquia.

- PUB -

Os trabalhos no terreno estão previstos iniciarem-se com a montagem do estaleiro para a execução da obra “durante a próxima semana”, revelou o município.

O novo centro de saúde, a edificar na zona sul da Baixa da Banheira, junto à Rotunda 25 de Abril, vai custar 2 milhões e 444 mil euros e é para estar concluído dentro de 18 meses. O equipamento visa servir “uma população de cerca de 30 mil e 400 utentes”.

A adjudicação da empreitada à referida construtora, recorde-se, foi aprovada por unanimidade na reunião pública do executivo camarário, no passado dia 28 de Agosto.

- PUB -

O município da Moita cedeu gratuitamente, em regime de direito de superfície, o lote de terreno onde será construído o novo centro de saúde”, lembra a autarquia. “Embora a responsabilidade da construção deste equipamento seja exclusivamente do Ministério da Saúde, a Câmara Municipal assumiu os encargos com a elaboração dos projectos das especialidades, a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, os encargos com os arruamentos, arranjos exteriores, estacionamentos, infra-estruturas e respectivas ligações de água, esgotos, electricidade e telefone, no montante de 335 mil euros (além do valor do terreno)”, adianta o município.

A construção da futura Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira “será financiada ao abrigo do contrato-programa” celebrado entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, “tendo sido objecto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa – FEDER”.

A concluir, a autarquia presidida Rui Garcia sublinha ainda que o equipamento era “uma reivindicação antiga” da população e dos eleitos locais.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -