26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasUtentes da Fertagus admitem manifestações contra degradação do serviço

Utentes da Fertagus admitem manifestações contra degradação do serviço

Nova comissão de utentes quer “demonstrar publicamente que a Comissão existe e que há uma lacuna em relação ao tratamento dado aos passageiros da Fertagus, que têm um grande impacto social e económico nas duas margens”

A nova Comissão de Utentes da Fertagus admitiu esta quinta-feira a realização de manifestações junto à sede da empresa e nas estações ferroviárias caso não sejam alteradas as condições de transporte, defendendo o alargamento de horários.

Em declarações à Lusa, Aristides Teixeira, um dos promotores da nova Comissão de Utentes da Fertagus, explicou que a apresentação hoje do movimento pretende “dar rostos à meia centena de pessoas” que está a lutar contra a degradação do transporte ferroviário.

- PUB -

“Queremos demonstrar publicamente que a Comissão existe e que há uma lacuna em relação ao tratamento dado aos passageiros da Fertagus, que têm um grande impacto social e económico nas duas margens”, explicou.

De acordo com Aristides Teixeira, a Comissão, “além de apresentar críticas, apresenta soluções e propostas de luta”, e exige que “não se retirem os lugares, que são o garante de segurança e salvaguarda dos passageiros”.

Entre as medidas que defende, a Comissão de Utentes propõe ainda que os horários sejam refeitos ou alargados, “de modo a aumentar a frequência dos transportes” e de forma a que as pessoas não sejam transportadas em “condições indignas”.

- PUB -

Os cerca de 18 comboios da Fertagus, que assegura a ligação ferroviária entre Setúbal e Lisboa, vão circular a partir deste mês com menos cerca de 80 lugares sentados cada, por forma a criar mais espaço em pé, segundo disse à Lusa a administradora da empresa, Cristina Dourado, em 26 de dezembro.

De acordo com Aristides Teixeira, uma viagem média entre Setúbal e o Areeiro, em Lisboa, dura 58 minutos, o que na realidade “não acontece” porque “vai além de uma hora”.

“Tudo isto devido ao comportamento das pessoas. Ou demoram muito tempo para sair porque vai cheio, ou acotovelam-se nas plataformas para entrar pois não há espaço e os comboios não passam com a frequência que deviam”, explicou.

- PUB -

A concessão ferroviária na Ponte 25 de Abril foi atribuída à Fertagus na sequência de um concurso público internacional. Os comboios da Fertagus fazem a ligação entre as estações de Roma-Areeiro (em Lisboa) e a cidade de Setúbal, realizando uma média de 149 viagens por dia, o que permite retirar diariamente da ponte cerca de 30 mil carros.

O ano passado, a Fertagus transportou diariamente mais de 98.000 passageiros, o que traduz um aumento de 40% face ao ano anterior.

O Conselho de Ministros de 12 de dezembro do ano passado aprovou um diploma que prorroga até setembro de 2024 o prazo do contrato de concessão da travessia ferroviária do Tejo à Fertagus, entretanto já publicado em Diário da República.

O Governo justificou a prorrogação do contrato com a necessidade de assegurar a reposição do equilíbrio económico e financeiro da concessão, uma vez que foram impostas novas obrigações à empresa, que não estavam previstas no contrato inicial, no âmbito da implementação do novo sistema tarifário da área metropolitana de Lisboa.

Na cerimónia de assinatura do contrato de prorrogação da concessão à Fertagus, a presidente executiva da empresa, Cristina Dourado, afirmou que a prorrogação da concessão iria “permitir a manutenção de um serviço público ferroviário de transporte de passageiros entre Lisboa e Setúbal de qualidade”.

Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -