26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasSubmarino "Tridente" partiu de Almada para combater tráfico de droga e de...

Submarino “Tridente” partiu de Almada para combater tráfico de droga e de pessoas

Regresso previsto para Março. Comandante explica que vantagem do submarino é funcionar de “forma discreta sem alterar o meio ambiente”

 

- PUB -

O submarino português “Tridente” partiu esta segunda-feira numa missão de dois meses no Mar Mediterrâneo, que, de forma “discreta”, pretende recolher informações que ajudem no combate ao tráfico de droga e de pessoas.

“A grande vantagem do submarino é mesmo essa, fazer de forma discreta sem alterar o meio ambiente, ou seja, nós estamos no local e o prevaricador não sabe que está lá o submarino a efectuar recolha de informação”, explicou o comandante Ribeiro da Paz.

O militar falava aos jornalistas na Base Naval de Lisboa, em Almada, no distrito de Setúbal, na cerimónia de despedida dos 32 homens e uma mulher que estarão submersos nos próximos 60 dias, para recolher “informação vital” sobre o tráfico de armas, drogas e pessoas.

- PUB -

Ainda assim, indicou, o submarino “não tem uma acção imediata na contra-ordenação”, apenas recolhe “o padrão de vida na área” para o transmitir “aos parceiros da Aliança Atlântica que actuarão no mar com meios de superfície ou de terra”.
Esta é uma missão que se insere nas operações “Sea Guardian”, da NATO, que é mais focada no tráfico ilícito de armas e estupefacientes, e na “Shopia”, dinamizada pela União Europeia para combater a migração ilegal.

Foi uma partida sob um nevoeiro intenso, mas com “a moral da guarnição sempre em cima”, até porque, até porque “num corredor exíguo como é o espaço interior do submarino, convém que todos estejam bem-dispostos”, mencionou o comandante.
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, esteve presente na cerimónia, frisando que, através desta missão, Portugal está “a contribuir para tornar o mediterrâneo um pouco mais seguro”.

“Esta é uma operação muito importante porque todos nós conhecemos as tragédias que se vivem quotidianamente no Mediterrâneo, tragédias humanas e também algumas fontes de insegurança que afectam também Portugal”, explicou.

- PUB -

Segundo o governante, a segurança nesta zona “teve alguma melhoria” no ano transacto, mas “as condições mais amplas mantêm-se, nomeadamente a insegurança no Norte de África e também grandes dificuldades no continente africano que são fonte de migrações para a Europa”.

No final da participação nestas operações, o submarino Tridente realiza um exercício no sul de Espanha, com a Marinha Espanhola, o que, segundo Gomes Cravinho, “permite reforçar a capacidade conjunta para combater os flagelos, que são os mesmos”.

O regresso do “Tridente” à Base Naval de Lisboa está previsto para Março.

Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -