26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasOficinas ferroviárias do Barreiro com novo futuro

Oficinas ferroviárias do Barreiro com novo futuro

Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e Comboios de Portugal anunciam fusão. Construção de um comboio português e maior aproveitamento das oficinas do Barreiro fazem parte de nova estratégia

 

- PUB -

 

Uma década depois as oficinas voltam à Comboios de Portugal (CP). A fusão entre a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) e a CP foi anunciada ontem, mas o processo já havia sido aprovado em Conselho de Ministros no final de 2019. Renasce agora uma nova esperança para o polo do Barreiro que, segundo o dirigente sindical, João Ricardo, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), “passou a última década quase ao abandono”.

Em declarações a O SETUBALENSE, o dirigente sindical comenta que os trabalhadores das antigas oficinas de CP nunca foram a favor da criação da EMEF.

- PUB -

“Sempre consideramos que estes serviços deviam estar integrados dentro da estrutura principal da CP, precisamente por receio de degradação dos equipamentos e das condições de trabalho e foi isso mesmo que se veio a confirmar ao longo desta década [desde a criação da EMEF em 1999], com especial destaque para o caso do Barreiro”, revela João Ricardo.

Apesar do recrutamento lançado pela EMEF em Setembro de 2019, para a contratação de eletromecânicos e serralheiros mecânicos em vários pólos, incluindo o do Barreiro, “o facto é que as remunerações, não são aliciantes. Estão na média dos 700,00 Euros e se tivermos em conta as condições de trabalho e as qualificações que são exigidas é uma contrapartida muito baixa”. Ainda assim João Ricardo confirma que as oficinas do Barreiro conseguiram colocar “alguns trabalhadores”, à semelhança de Santa Apolónia, Campolide e Oeiras.

Números pequenos, quando comparados com as 200 a 300 contratações que o sindicato vai agora exigir, para que o potencial de todas as oficinas seja aproveitado ao máximo, sobretudo no Barreiro.

- PUB -

“Se tivermos em conta o historial ferroviário do Barreiro e o seu potencial sendo que já foi o destino dos comboios da Linha do Sul podemos planear o grande potencial desta oficina e perceber que dificilmente poderia suportar grandes operações”.

 

EMEF sem resposta subcontratou serviços

 

João Ricardo refere que nos últimos anos a capacidade de resposta da EMEF tornou-se tão reduzida “que no Barreiro, assim como em outros pontos do país, começou a ter que subcontratar serviços e outras empresas de pintura ou serralharia por exemplo”.

Motivos que levam o sindicalista a afirmar que “os trabalhadores não entendem o porquê da criação desta empresa, se foi para deixar os serviços chegarem a este ponto”.

Nos planos de futuro fica “a vontade de reverter totalmente a situação de desinvestimento e confirmar que a aposta no sector ferroviário será uma mola para o país, tendo em conta as metas ambientais a que o Governo se está a propor”. Na lista de esperanças fica também “a renegociação de carreiras e salários”.

Em espera estão ainda os 20 milhões de euros que em 2019 o Governo prometeu investir na empresa.

Com a nova reestruturação a empresa fica representada por duas direcções. Uma dedicada à área de operações comerciais e outra à área de manutenção.

A Direcção de Manutenção e Engenharia vai dedicar-se à limpeza, manutenção e reparação e recuperação de materiais. Mais tarde esta direcção irá apostar na construção de um comboio português.

Já Direcção de Operações e Comercial vai contar com uma descentralização da produção entre o Norte, Centro, Lisboa e Sul. Assim como um rejuvenescimento dos quadros e a entrada de mais mulheres para cargos de direcção.

 

(caixa

Barreiro esteve quase a perder alma ferroviária

 

O fecho das oficinas da EMEF no Barreiro chegou a ser apontado em 2012, mas em 2014 a então presidente do conselho de administração da EMEF, Cristina Dias, confirmou a Carlos Humberto, à época presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que as oficinas não só continuariam no concelho, como havia grande possibilidade de a sua actividade ser alargada.

As mesmas mantêm-se em funcionamento até hoje “embora em situação cada vez mais deteriorada e sem que o seu potencial e recursos sejam aproveitados ao máximo”, segundo alega o dirigente sindical João Ricardo, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -