25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasPalmela: Executivo quer separação das freguesias de Marateca e Poceirão antes das...

Palmela: Executivo quer separação das freguesias de Marateca e Poceirão antes das eleições de 2021

Foi aprovada em sessão pública descentralizada, realizada numa das freguesias em causa, importante e acutilante Moção com muitas criticas e acusações ao actual (PS) e anterior Governo (PSD/CDS-PP). O documento segue agora para os principais órgãos do poder nacionais

O ponto alto da sessão pública de Câmara descentralizada, que teve lugar na Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, no âmbito da Semana da Freguesia de Marateca, foi o retomar, com espirito renovado e tom crítico mais agressivo, a luta pela desagregação das freguesias da Marateca e Poceirão.

- PUB -

A iniciativa para apresentar a Moção à reunião partiu da CDU que logo nas primeiras linhas do documento deixa a nú algumas contradições que justificam em grande parte esta posição da Autarquia pode ler-se, “o impasse e pouca vontade política de quem tem o poder para reverter o processo”. A conjuntura política da anterior legislatura deixava antever “a necessária e urgente reversão da agregação “forçada de freguesias que, no concelho de Palmela, afectou Marateca e Poceirão”. Era expectável, admite-se no documento “pelo menos a existência de uma maior abertura para um debate amplo e honesto sobre os efeitos práticos da lei 22/2012, decorridos alguns anos da sua implementação. No entanto, e para surpresa e desânimo de populações e autarquias, este debate e esta abertura não se verificaram a tempo das eleições de 2017, que mantiveram o mesmo mapa administrativo. Tão pouco se vislumbra, hoje, a cerca de ano e meio das eleições de 2021, interesse por parte do Governo em resolver a situação”. Um Governo, sublinha-se no documento, “liderado por um partido que, em 2012, na condição de oposição, rejeitou a agregação das freguesias imposta pelo PSD/CDS-PP”.

Na moção apresentada pelo presidente Álvaro Amaro é enfatizada “a luta contra a agregação desenhada nos gabinetes a régua e esquadro sem considerar as diferentes realidades e expectativas de cada território” e aponta as principais penalizações que e a medida tomada pelo Governo liderado por Passos Coelho provocou. “A agregação levou a que a Marateca e Poceirão não fossem consideradas como freguesias rurais, no âmbito do programa de Desenvolvimento Rural e influenciou, também, a sua não inclusão na lista de zonas desfavorecidas”. O Executivo lamenta ainda que “na actualização dessa lista, no início de 2019, se tenha mantido ou devolvido esse estatuto às restantes áreas rurais da Península de Setúbal, deixando de fora o Poceirão e, por força da agregação dos dois territórios, ainda retirou a Marateca”. Uma decisão, realça o documento, que não acompanha “a publicação em Diário da Republica, em Setembro ultimo, de uma Resolução da Assembleia da República, que recomenda ao Governo a integração da União de Freguesias de Poceirão e Marateca na lista de zonas desfavorecidas, foi um sinal positivo, que não gerou ainda os necessários frutos.

O documento tece ainda duras críticas ao PS, PSD e CDS-PP “que não têm deixado passar vários projectos de Lei que, desde 2012, têm procurado a recuperação das freguesias que foram roubadas às populações. A proposta de lei anunciada pelo Governo em meados de 2019, como regime para viabilizar a reposição de freguesias mediante o cumprimento de alguns critérios não trazia novidades que impressionassem Marateca e Poceirão. Tal como cumpriam os requisitos para manterem a sua autonomia aquando da reforma administrativa, estas duas freguesias continuam a reunir as condições necessárias para a desagregação, pelo que é justo exigir que esta se concretize de imediato, permitindo a preparação atempada do acto eleitoral de 2012.

- PUB -

A Moção foi aprovada com os votos favoráveis de CDU, PS e MIM (Movimento Independente pela Mudança) e com a abstenção do PSD. O vereador social-democrata Paulo Ribeiro justificou a sua posição por, na sua opinião, “ainda não estarem cabalmente provados os benefícios ou os contras para se poder optar com plena consciência”. Na resposta, Álvaro Amaro, diz “compreender o desconforto de algumas forças políticas neste processo” afirmando claramente que “este é um processo que se tornou perverso com claros prejuízos para estas duas freguesias, baseado num pressuposto economicista para poupar dinheiro à custa das populações”. Por isso reafirma peremptório. que “se as forças políticas estiverem de acordo a reversão é simples e imediata. É tempo de fazer a vontade da população. Chega de tantos anos de penalização. Está na hora destas duas freguesias terem a sua autonomia de volta”.

O documento tem como destinários o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro da Administração Interna e Grupos Parlamentares da Assembleia da República.

Por Luís Bandadas

Luis Chula
Membro da Bancada do PS na Assembleia Municipal da Moita
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -