26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal"Momento histórico": Investidor e Setúbal formalizam Cidade do Conhecimento

“Momento histórico”: Investidor e Setúbal formalizam Cidade do Conhecimento

O indiano Sam Pitroda, voltado para o futuro tecnológico da humanidade, afirmou que “Setúbal terá o seu papel”

O empresário Sam Pitroda, reconhecido a nível internacional, esteve ontem em Setúbal, no que considerou ser um “momento histórico”, para assinar o protocolo de elaboração do Plano Estratégico da “Cidade do Conhecimento”.

- PUB -

O projecto milionário prevê a ocupação de uma área de 180 hectares no Vale da Rosa, e representa uma aposta, até ao momento “única, em Portugal”, segundo referiu o investidor a O SETUBALENSE.

A “Cidade do Conhecimento” começa por se destacar da “Cidade da Água”, também prevista para a península de Setúbal. “Diferente desse exemplo, o projecto que The Pitroda Group quer desenvolver em Setúbal inclui uma componente muito tecnológica, sendo o foco colocar mesmo a tecnologia ao serviço da comunidade”, revela este entusiasta da ciência e tecnologia, com mais de 100 patentes registadas em todo o mundo.

NOTÍCIA RELACIONADA: Vale da Rosa vai receber investimento próximo dos mil milhões de euros

- PUB -

Com esta perspectiva Pitroda avança o valor base de 600 milhões de euros para a concretização do projecto, “sempre com a possibilidade de o valor subir”, afinal, estamos a falar da construção de uma cidade de raiz, numa área próxima ao BlueBiz Global Parque e Instituto Politécnico de Setúbal. “Local que será transformado num cluster de conhecimento e inovação, com um conjunto de serviços para os profissionais que aí vão trabalhar”.

Quanto a parceiros e prazos para a concretização do projecto, Pitroda prefere não revelar, por agora. Mas, perante a perspectiva da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que alertou para a possibilidade de “muitos anos de trabalho pela frente”, o investidor foi mais entusiasta, dando como exemplo “a velocidade a que se construíram hospitais na China”.

Momento de preparar a melhor estratégia

- PUB -

O protocolo assinado visa assim a elaboração do PECC – Plano Estratégico da “Cidade do Conhecimento”, que entra agora numa “fase de diagnóstico, à qual se seguirá a fase de proposta”, explica Maria das Dores Meira.

O PECC será elaborado pelo The Pitroda Group LLC, com o acordo da Câmara Municipal de Setúbal, sendo os trabalhos acompanhados e orientados conjuntamente pelas duas entidades. Após a aprovação do PECC, as duas entidades voltam a celebrar um novo protocolo para a elaboração de um Plano de Pormenor.

Quanto aos pilares deste “cluster de conhecimento” passam pelos “Recursos Humanos”, focados no talento e empreendedorismo; “Ecossistema”, centrado na qualidade vida, cultura e segurança; “Qualidade Urbana”; “Infraestruturas”, desde a habitação, à saúde e lazer; e “Tecnologias da Informação”.

Pilares que Maria das Dores Meira considera determinantes para a região de Setúbal “como futuro centro de excelência a nível internacional”.

A autarca destaca ainda que, a “Cidade do Conhecimento” enquadra-se na estratégia definida no Plano Estratégico de Desenvolvimento de Setúbal 2026 e na Revisão do Plano Diretor Municipal de Setúbal.

Palavra-chave: sustentabilidade

Se todas as obrigações impostas pelo município forem aceites e a “Cidade do Conhecimento” avançar, o projecto pode vir a contar com a chancela do arquitecto Norman Foster, autor de projectos como o Estádio de Wembley, o edifício da Câmara Municipal de Londres, o Aeroporto Internacional de Hong Kong ou o projecto do novo estádio do Real Madrid.
Sustentabilidade será a palavra-chave da “Cidade do Conhecimento”, que deve ter em conta o facto de parte do terreno ser caracterizado como montado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -