26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalConvento de Jesus abre portas em Maio

Convento de Jesus abre portas em Maio

No Dia Internacional dos Museus cidade tem programa especial. Maria das Dores Meira, diz que obra é “uma bomba” e será palco de uma festa memorável

 

- PUB -

Três anos de obras e mais de cinco milhões de euros depois o Convento de Jesus está prestes a abrir portas. A inauguração oficial está agendada para o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de Maio, mas a presidente da Câmara Municipal de Setúbal avança que “a festa começa a 16, o primeiro de três dias memoráveis para a cidade”, garante Maria das Dores Meira.

Esta é uma obra “bomba”, como descreve a autarca, e que inclui desde a restauração total do interior e fachada do Convento de Jesus, a um novo jardim no Largo de Jesus e requalificação de toda a zona envolvente, com a recuperação do Hornaveque – um troço da antiga muralha da cidade, datada do século XVII -, que recebe agora um estacionamento para cerca de 200 lugares. Tendo só a requalificação exterior, na envolvente do convento, custado mais de 1,5 milhões de euros.

A programação para o momento inaugural ainda está a ser desenhada, mas para já fica confirmada a abertura da exposição permanente do convento, no dia 16, e uma missa solene com a presença de D. José Ornelas, bispo de Setúbal, no dia 17.

- PUB -

Restauro excepcional colocou Convento de Jesus na mira da Europa

As obras de restauro do Convento de Jesus e sua envolvente foram iniciadas em 2017 por indicação da associação europeia Terra Nostra, que classificou o monumento como um dos mais ameaçados da Europa.

O restauro foi dividido em três fases, que resultaram de um esforço assumido pela Câmara Municipal, em 2012, muito antes dos trabalhos começarem. Com esta decisão, a autarquia substituiu o Estado na reparação da cobertura do monumento, recuperação do núcleo museológico e do Coro Alto da Igreja de Jesus, seguidas da construção de um novo jardim na frente do convento, que veio substituir o jardim de pedra para prática de skate, que a autarquia considerava desadequado ao local.

- PUB -

O edifício do Convento de Jesus foi fundado em 1490 pela ama do rei D. Manuel I, Justa Rodrigues Pereira. Posteriormente o rei D. João II mandou ampliar o projecto, entregando-o em 1494 ao arquitecto Diogo Boitaca. E em 1496 o Convento já ocupado pelas Freiras Clarissas, embora a obra total apenas tenho sido concluída em 1500.
A construção do Convento de Jesus destacou-se como o primeiro ensaio em Portugal de “igreja salão”, com colunas torsas. No interior destacam-se arcos, janelas e colunas torsas, feitas em brecha da Arrábida, que suportam as abóbadas.

A capela-mor, revestida de azulejos de caixilho, recebeu no primeiro quartel do século XVI um retábulo de pintura que é considerado como um dos mais notáveis da arte do renascentista em Portugal, e que antes da restauração se encontrava exposto na Galeria de Pintura Renascentista.

Até à inauguração os possíveis pormenores e alterações no interior do convento ficam por revelar, mas depois de anos encerrado entre os setubalenses a expectativa é alta para rever o lugar onde, em 1494, Setúbal foi palco da história mundial, ao receber ali a ratificação do Tratado de Tordesilhas, que dividiu o mundo em dois impérios: Portugal e Espanha.

Forte de Albarquel também abre portas em Maio

Com a recuperação do Forte de Albarquel terminada, a presidente da Câmara Municipal avança também uma data para a sua inauguração, “provavelmente a 22 de Maio”.
Quanto ao resultado da obra financiada pela Fundação The Helen Hamlyn Trust, Dores Meira não esconde o entusiasmo. “O Forte está lindo e a única coisa que falta é recuperar o muro exterior, que precisa ser reforçado”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -