26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara avança para Parque da Várzea mesmo na incerteza de fundo comunitários

Câmara avança para Parque da Várzea mesmo na incerteza de fundo comunitários

O futuro Parque Urbano da Várzea vai ser uma realidade. Esta é a garantia da presidente da Câmara de Setúbal que, a O SETUBALENSE, afirmou que os serviços municipais já estão a postos para avançarem com a obra

 

- PUB -

A Câmara de Setúbal vai tomar em mãos a conclusão do futuro Parque Urbano da Várzea. Um projecto de diferenciação para a cidade, ao nível urbanístico e ambiental, que implica um investimento na ordem dos 4,5 milhões de euros, que poderá ter encaixe nos fundos comunitários. Mas a presidente da Câmara não vai esperar pela decisão de financiamento europeu e, na passada semana, reuniu com os serviços municipais para finalizar a obra.

“A 17 de Fevereiro, fez-se uma reunião com os serviços municipais para que cada um dos sectores comece, imediatamente, a fazer a sua parte”, disse Maria das Dores Meira, líder do executivo comunista da Câmara, a O SETUBALENSE.

Portanto, os serviços internos vão avançar com os trabalhos que estão ao seu alcance, enquanto a EDP vai ser informada para que “comece a obra de iluminação”. Entretanto, diz a autarca, “estão a ser adjudicados” alguns dos parques que compõe o projecto, caso dos parques aventura e parques infantis.

- PUB -

Também na linha da obra está a abertura de pequenos quiosques, para os quais Maria das Dores Meira diz estar a ser preparada a hasta pública para atribuição da exploração. Em cima da mesa para encargo dos serviços municipais, ficou também a requalificação de pequenos edifícios para apoio ao pessoal especializado que vai tratar dos jardins e conservação do parque.

“Decidimos não parar. Não vamos esperar por fundos comunitários, se eles vierem tanto melhor; vamos concorrer mesmo já tendo começado a obra”, afirma a presidente da Câmara. Por isso, reforça, “já todos os sectores municipais fizeram o levantamento do que têm de fazer, e ontem [17 de Fevereiro), foram distribuídas tarefas para que, cada uma, dê o pontapé de saída” para se realizar o Parque Urbano da Várzea.

Em Novembro de 2018, a presidente Maria das Dores Meira fez a apresentação pública do antre-projecto para os 19 hectares, cerca de 40 campos de futebol, de incidência do futuro Parque Urbano da Várzea. Uma obra que, para além de emblemática da cidade, pretende regularizar a Ribeira do Livramento e resolver os problemas de cheia no casco urbano na zona geográfica para onde convergem várias ribeiras.

- PUB -

É aqui, num dos pontos de entrada na cidade, que a Câmara de Setúbal vai construir um grande núcleo arborizado onde vão existir áreas com dezassete usos e equipamentos distintos para lazer da população. O projecto inclui um grande lago artificial, quinta pedagógica, campos desportivos e de aventura, parques infantis, miradouros, quiosques, jardins e zonas de recreio, num total de 17 equipamentos e usos distintos.

Quanto a prazos da obra, em finais de 2018, a presidente da Câmara apontava que uma primeira fase estaria concluída nos primeiros seis meses de 2019, e a segunda fase no primeiro trimestre de 2020. No global, o projecto deveria estar erguido “dentro de quatro anos”, previa na altura a autarca.

Ainda em finais de 2018, em nota de imprensa, a Câmara de Setúbal dava a saber estar confiante de que o Parque Urbano da Várzea de Setúbal iria conseguir financiamento europeu, isto depois de uma equipa do município ter participado numa sessão de esclarecimento no Parlamento Europeu sobre a quarta linha de acesso ao fundo comunitário, dedicada a “Intervenções Urbanas Inovadoras”, que numa das suas áreas de financiamento, visa incentivar a promoção de projectos destinados ao uso sustentável do território e soluções baseadas na natureza.

“Esta reunião informativa constituiu uma oportunidade para a Câmara Municipal de Setúbal recolher e validar as possibilidades de candidatar o projecto do Parque Urbano da Várzea a financiamento comunitário”, referia então o comunicado da autarquia.

Agora, ainda com a candidatura em aberto, Maria da Dores Meira decidiu não ficar ‘agarrada’, à decisão do financiamento europeu e quer cumprir os prazos desta obra, e diz que “até há pontos favoráveis se a candidatura europeia vier com as obras já a decorrerem”. Ou seja, a autarca dá a entender que com ajuda de verbas comunitárias, ou não, o Parque Urbano da Várzea é mesmo para fazer.

Por Francisco Aves Rito e Humberto Lameiras

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -