20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSinesDraga do Sado inaugura no Porto de Sines abastecimento de gás natural...

Draga do Sado inaugura no Porto de Sines abastecimento de gás natural a navios

‘Scheldt River’ executou a operação que representa mais uma conquista para o porto alentejano

O primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL) realizado em Portugal Continental teve lugar sábado passado, 29, no Porto de Sines. Este tipo de operação foi inaugurado pela draga belga “Scheldt River”, que tem vindo a efectuar as dragagens no Sado, depois de ter substituído a “Breydel” nos trabalhos.

- PUB -

O anúncio foi feito pela administração da infra-estrutura portuária que, em comunicado de Imprensa, aludiu ao facto de ter conseguido juntar “mais uma estreia às conquistas” já alcançadas.

“A operação realizada, conhecida pela expressão inglesa ‘truck-to-ship’, caracteriza-se pelo abastecimento de GNL ao navio através de camião-cisterna parqueado no cais de acostagem”, revelou a Administração do Porto de Sines (APS), explicando como se processou a operação na infra-estrutura portuária. “Neste caso particular, o GNL foi carregado no camião-cisterna na estação de enchimento do Terminal de Gás Natural e fornecido ao navio atracado no Terminal Multipurpose, com toda a operação a decorrer na área de jurisdição do Porto de Sines.”

O Porto do Funchal, adiantou a APS, foi onde se realizou pela primeira vez em Portugal uma operação de abastecimento deste tipo, feita ao navio de cruzeiros AIDA Prima, em Dezembro de 2017.

- PUB -

Em Sines, naquela que foi uma estreia deste género de operação em território continental, a administração do porto alentejano activou “todos os procedimentos” preventivos para “garantir a total segurança do abastecimento”, apesar de a manobra não representar grandes riscos.

“Procedimentos como este realçam a capacidade e importância do Porto de Sines no panorama nacional, ao mesmo tempo que vão ao encontro das orientações comunitárias que visam a descarbonização da economia, utilizando o Gás Natural como combustível de transição para alternativas ainda mais ecológicas, reduzindo a poluição atmosférica e as emissões de gases com efeito de estufa”, frisa a APS no mesmo comunicado.

Recorde-se que em 2019, o Terminal de GNL de Sines “ultrapassou os quatro milhões de toneladas”, registo que constituiu “melhor resultado desde a sua entrada em exploração, em 2004”. A marca representou, segundo a APS, “um crescimento homólogo de 44,5%, face a 2018”.

- PUB -

A infra-estrutura portuária de Sines, enquanto porto de águas profundas, é líder nacional no volume de mercadorias movimentadas, apresentando condições naturais ímpares na costa portuguesa para receber os mais diversos tipos de navios. MRS

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -