26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasFestival de caminhadas na Serra da Arrábida adiado para outubro

Festival de caminhadas na Serra da Arrábida adiado para outubro

O evento de caminhadas devia realizar-se pela primeira vez entre sexta-feira e domingo

O Arrábida Walking Festival, que convida a descobrir o património natural e arqueológico da Serra da Arrábida, foi adiado para entre 09 e 11 de outubro, devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a organização.

- PUB -

O novo festival de caminhadas devia realizar-se pela primeira vez entre sexta-feira e domingo, mas, devido a “todas as recomendações”, a Biotrails, uma das entidades organizadoras, decidiu “adiar a realização para os dias 09, 10 e 11 de outubro”.

“A saúde de todos é o mais importante”, frisou a empresa, num comunicado divulgado na sua página da internet.

Neste sentido, a Biotrails disponibilizou um “formulário de opções” no seu ‘site’ para quem já tinha adquirido bilhetes e pretende fazer alguma alteração.

- PUB -

Além disso, a organização estendeu o prazo para venda de bilhetes, pelo que o passe tem um custo de 24 euros até dia 05 de outubro, tendo um acréscimo de quatro euros depois dessa data.

Já o bilhete diário tem o valor de 13 euros até 05 de outubro, passando a custar mais dois euros após esse período.

O evento, apresentado em janeiro, convida a descobrir o património natural e arqueológico da Serra da Arrábida, com uma grande rota que se divide em sete etapas entre os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, no distrito de Setúbal.

- PUB -

Durante três dias, o festival vai disponibilizar vários percursos, destacando-se o trilho entre os castelos de Setúbal e Palmela ou a caminhada pelo Cabo Espichel, em Sesimbra, que serão sempre acompanhados de um guia que explicará a história de cada local.

Em declarações à Lusa, em janeiro, José Cunha da Biotrails explicou que este projeto surgiu de uma “necessidade”, porque na região de Setúbal e Lisboa não há nada semelhante que “combine as caminhadas com história, gastronomia e convívio”.

“Temos imensas pessoas a caminhar, grupos informais e operadores turísticos, mas ao longo do nosso trabalho sentimos que havia falta de algo mais aglutinador, um trabalho com uma visão mais ampla de todo o território”, mencionou.

Segundo o responsável, a primeira edição terá um enfoque na arqueologia, que, por vezes, passa “despercebida”.

“Há uma riqueza imensa de arqueologia ao longo de todo o território que não é visível e, como os percursos são guiados, fazia-nos sentido trabalhar este tema porque conseguimos trazer todo um universo que não se vê, mas está lá. São milhares de anos de história, de povoamentos, de ocupação humana”, indicou.

O festival vai também disponibilizar trilhos para crianças, visitas guiadas aos centros históricos dos três concelhos e provas de vinhos na Quinta do Piloto, em Palmela.

A Serra da Arrábida é composta por extensas cordilheiras que se estendem pelos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, distinguindo-se pelas paisagens, património geológico, ecológico e cultural.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 360 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -