29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto 2“Somos um clube de bravos homens do mar, temos que derrotar este...

“Somos um clube de bravos homens do mar, temos que derrotar este adversário”

Sebastião Patrício, presidente do clube, considera que o mais importante é a saúde e a vida de todos nós, entende que não estão reunidas as condições para retomar as várias competições desportivas e prevê um futuro muito complicado devido à previsão de fortes restrições de ordem económica.

- PUB -

 

Como está o GD Sesimbra a viver a actual situação causada pelo Covid-19?

Com grande preocupação. Aliás, todos estamos preocupados porque é uma pandemia devastadora para toda a sociedade mundial. Por isso, nesta fase que será duradoura, as competições desportivas ficam relegadas para segundo plano. No GD Sesimbra todas as deliberações tomadas pela Direcção tiveram sempre um único objectivo, a saúde de todos os que integram as estruturas desportivas, bem como das respectivas famílias. Penso que fomos rápidos e céleres ao suspender todas as modalidades.

- PUB -

 

O clube está a sentir os efeitos desta paragem obrigatória?

Claro, como todos os clubes, empresas e, de uma forma geral, toda a sociedade. No caso particular do Grupo Desportivo de Sesimbra, para além da estrutura desportiva das várias modalidades, temos nos nossos quadros 16 funcionários que vivem, com as respectivas famílias, do vencimento que lhes é garantido pelo clube, o que gera grande preocupação, embora não se coloquem para já em causa os respectivos postos de trabalho. Temos que ter consciência que, com as decisões, bem tomadas pelo Governo e Direcção Geral de Saúde, as receitas caíram para zero. Patrocínios, mensalidades, quotizações, utilização por parte dos estabelecimentos de ensino das nossas instalações, entre outros, ficaram praticamente reduzidos a zero, sendo por isso grande motivo de preocupação para todos os dirigentes, sem excepção. E, depois como estamos inseridos na sede do concelho, onde a pesca e o turismo, são sectores essenciais e decisivos para a vida das pessoas, o GD Sesimbra vai certamente sofrer um forte revés. Mas, como somos um clube de pescadores, de bravos homens do mar, com todos, vamos derrotar este adversário que embora sem espaço no terreno, vai incomodando e de que maneira a nossa vida, familiar, desportiva e social, mas vamos ganhar este desafio.

- PUB -

 

A FPF decidiu dar a época por terminada nos escalões de formação. Concorda com esta decisão?  

Concordo totalmente. Perante a situação que estamos a viver, e como já referi é devastadora para a sociedade, não existem nenhumas condições para as competições chegarem ao seu términus, as aulas estão suspensas e eventualmente os alunos não vão regressar, muitas famílias estão em casa face ao Estado de Emergência, psicologicamente todos estamos arrasados, com a agravante da época de 2019/2020 se arrastar pelo verão dentro, colocando também em causa a preparação da nova época desportiva. Foi uma decisão sensata na defesa da vida humana e da saúde de todos nós.

 

E se esta medida for também aplicada pela AF Setúbal no que respeita ao Campeonato Distrital de Seniores?

Em primeiro lugar, quero felicitar a forma como a Direcção da AF Setúbal, presidida pelo Francisco Cardoso, tem lidado com esta situação, temos conversado muito e estamos cientes que a suspensão/não continuação do Campeonato Distrital de Seniores será uma decisão que em breve será tornada pública. Decerto que é frustrante para todos, pelas mais variadas razões, mas temos que ter em atenção o desgaste psicológico que os treinadores e atletas têm sofrido ao longo deste período.

 

A FPF abriu uma linha de crédito para apoio aos clubes não profissionais de futebol e futsal. O GD Sesimbra vai usufruir dela?

Como outros prestigiados presidentes de clubes do nosso Distrito já afirmaram – a quem envio uma mensagem de total solidariedade e de disponibilidade para em conjunto encontrarmos formas para minimizarmos os nossos grandes problemas, a linha de crédito visa o apoio aos clubes no âmbito das suas competições, resulta no empréstimo a um ano, a ser liquidado até Março de 2021. Os clubes de competições distritais não se podem candidatar, mas caso fosse possível, o GD Sesimbra também não iria fazê-lo. Esperamos que os apoios, ou outras soluções, possam surgir por parte da AF Setúbal, caso tenha disponibilidade para o efeito, porque ficámos sem as mínimas fontes de receita e temos que preparar a época de 2020/2021. A economia vai ficar sem margem de manobra, os apoios às modalidades vão escassear e as autarquias locais, o principal apoio de muitos clubes, estão a enfrentar um vendaval nunca imaginado. No nosso caso em particular e do movimento associativo concelhio, a Câmara Municipal de Sesimbra presidida pelo Dr. Francisco de Jesus continuará decerto a ter um papel determinante no apoio ao desporto, caso a sua situação financeira possa permitir, sempre secundadas pelas Juntas de Freguesia.

 

Neste momento difícil para todos nós, quer deixar alguma mensagem? 

Deixamos a todo o universo do Grupo Desportivo de Sesimbra, bem como a todas as famílias e à sociedade em geral, uma palavra de grande determinação, uma palavra de força e de garra para que todos em conjunto possamos ultrapassar esta pandemia do Covid-19, que se abateu sobre o mundo. Temos que ser fortes e temos que ficar em casa para podermos regressar aos nossos convívios, aos nossos jogos, às nossas zangas desportivas, regressar aquilo que todos gostamos, mas para isso, fiquem em casa. Por último, realço a disponibilidade do GD Sesimbra, na cedência das suas instalações desportivas – Pavilhão Gimnodesportivo, para apoio à Protecção Civil Municipal, no caso de necessidade. Não se esqueça por si  e por todos nós, fique em casa.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -