28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadePalmela paga testes à Covid-19 a profissionais de serviços essenciais

Palmela paga testes à Covid-19 a profissionais de serviços essenciais

Medida abrange bombeiros de três corporações do concelho, protecção civil e trabalhadores municipais

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Palmela está a assegurar a realização de testes de despiste a profissionais que se encontram na linha da frente ao combate da Covid-19. Estão a ser, então, abrangidos os bombeiros “que tenham estado envolvidas/os na emergência médica ou transporte de doentes”, a protecção civil e os profissionais de serviços considerados essenciais no concelho, revela a autarquia em nota de imprensa.

Até ao momento, o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, revelou a O SETUBALENSE que “já foram realizados oito testes de despiste, a profissionais que têm estado envolvidos no transporte de doentes com casos confirmados”.

A medida, tomada em concordância com as últimas declarações prestadas por Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, à comunicação social, nas quais referiu que existem “cerca de 60 bombeiros infectados” e que podem existir “cerca de 400 em quarentena”, abrange os bombeiros de Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo.

- PUB -

Para além destes, também os “trabalhadores municipais, dos serviços essenciais e de outras áreas mais vulneráveis, que tenham estado em contacto com cidadãos com infecção confirmada”, vão prosseguir à realização do exame médico para se ficar a conhecer se se encontram infectados com a nova pandemia.

O município está a garantir o financiamento total da realização dos testes aos trabalhadores de “sectores que prestam um importante serviço público” através de um laboratório de análises clínicas, tendo informado o “Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida”. Os despiste vão ser realizados mediante prescrição médica e não se sobrepõem “ao acompanhamento feito pelas autoridades de saúde”, lê-se em comunicado.

Limpeza como medida de prevenção

- PUB -

A autarquia vai, também, proceder à limpeza e à desinfecção dos quartéis das três corporações de bombeiros existentes no concelho. A higienização, a acontecer em Palmela, no Pinhal Novo e em Águas de Moura, fica igualmente ao encargo do município, de forma a proteger e a combater a propagação do vírus.

A criação de um Centro de Alojamento de Emergência Municipal é outra das medidas adoptadas para reforçar a prevenção no âmbito da pandemia da Covid-19, tal como a criação de uma subcomissão de saúde da Comissão de Protecção Civil de Palmela. Esta última para funcionar em regime permanente, sendo constituída pela autarquia, pelas corporações de bombeiros do concelho, Segurança Social, GNR e autoridade local de saúde. Por outro lado, equipamentos de protecção individual (máscaras, luvas e fatos), álcool e hipoclorito de sódio vão ser distribuídos a bombeiros, IPSS, associações de idosos e juntas de freguesia.

As medidas incluem ainda diversas acções de apoio ao tecido económico e empresarial da região, inclusive estabelecimentos de restauração e comércio e uma campanha de promoção dos vinhos do concelho.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -