27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro realiza mais de 200 testes por dia e garante apoio no...

Barreiro realiza mais de 200 testes por dia e garante apoio no controlo da Covid-19

Hospital do Barreiro garante cerca 150 testes por dia. Agrupamento de Centros de Saúde os restantes

 

- PUB -

O número de casos de infecção por Covid-19 no concelho do Barreiro teve um aumento significativo, passando na sexta-feira, dia 3, de 23 casos para 58, confirmados ontem pela Direcção-Geral da Saúde. Um número que Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, não considera estar relacionado com o aumento exponencial da incidência da doença no concelho. “O facto é que aumentámos o número de testes realizados. Estamos a realizar mais de 200 por dia”.

Por isso, “de certa forma”, o autarca considera o crescimento do número de casos “até positivo”. Significa que, “as pessoas estão a ser testadas e que a doença está a ser realmente monitorizada”.

Dos mais de 200 testes que estão a ser realizados por dia no concelho do Barreiro “50 estão a ser garantidos pelo ACES [Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho] e os restantes pelo Hospital [Nossa Senhora do Rosário]”.

- PUB -

A análise dos testes realizados no Hospital Nossa Senhora do Rosário continua ser efectuada no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. “Com os bombeiros do concelho, [representados pelas corporações Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública e dos Bombeiros do Sul e Sueste] a fazer o transporte de testes quase 24h00 por dia”. Um trabalho sobre o qual o autarca apresenta “um profundo agradecimento, pela dedicação imparável destes profissionais. Heróis do nosso concelho, tal como têm sido os profissionais da saúde”.

Quanto aos testes realizados pelo ACES do Arco Ribeirinho estão analisados pelo Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

Canal aberto entre autarquia e hospital

- PUB -

No Hospital Nossa Senhora do Rosário algumas necessidades relacionadas com equipamento de protecção para os profissionais de saúde têm sido também supridas com o apoio da Câmara, através do Posto de Comando Municipal, “cuja criação logo no inicio desta crise, em meados de Março, permitiu-nos garantir alguns stocks de material”.

Material tem sido partilhado com Instituições Particulares de Solidariedade Social, forças de segurança, bombeiros, ACES e hospital, através de um canal aberto entre todos estes parceiros”.

Através deste trabalho a autarquia já adquiriu cinco ventiladores para o Hospital Nossa Senhora do Rosário, neste momento todos entregues. E, recentemente, entregou seis mil máscaras cirúrgicas, mais mil FP2 ao hospital.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -