Dores Meira elogia comunidade e apela a todos para ficarem em casa

89
visualizações

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, deixou esta quinta-feira, 9, uma nova mensagem à população. A autarca apelou ao cumprimento das regras de isolamento, elogiou o contributo de todos os que têm garantido serviços essenciais e acções de solidariedade e revelou as mais recentes medidas delineadas para impedir a propagação de Covid-19. E manifestou ainda forte sentimento de esperança, sem deixar de enaltecer a força, a capacidade, a resiliência e o orgulho sadinos.

- Pub -

Na comunicação, em  vídeo com a duração de 6 minutos e 22 segundos, publicado nas platafornas digitais do município, a edil começou por vincar a importância da união de todos na luta contra o coronavírus, “na certeza de que depois da tempestade vem a bonança”.

“Virá com toda a certeza. Hoje posso confirmar que a união em torno deste desígnio continua bem vigorosa e pode estar a produzir bons frutos”, disse, realçando o papel de toda a comunidade: “Temos demonstrado invulgar capacidade de – cumprindo regras difíceis e inéditas – resistir unidos e seguros a esta ameaça global”.

Regras que, acrescentou, vão ser apertadas nos últimos dias. “Regras que todos, sem excepção, temos de cumprir, mas sem nunca desrespeitar os outros.”

Dores Meira elogiou depois trabalhadores municipais e outros que têm “assegurado” o funcionamento da cidade e do concelho. Destacou a Protecção Civil, os Bombeiros Sapadores e Voluntários, os funcionários que tratam da recolha do lixo, os que conduzem as viaturas onde são transportados os resíduos, além dos que garantem “uma infinidade de tarefas, administrativas e outras”. A edil lembrou, de igual modo, o também precioso contributo dos que estão em teletrabalho, das pessoas, das juntas de freguesia, dos voluntários no terreno que “arriscam a vida para ajudar os outros”.

Entre estes últimos, salientou “as costureiras de Setúbal, já conhecidas em todo o País, que continuam a confeccionar centenas de peças de equipamentos de protecção” para o Hospital São Bernardo. “Já são 57 [costureiras], começaram com três”, frisou.

Ao mesmo tempo, a presidente da Câmara aproveitou também para destacar os estabelecimentos comerciais que garantem os bens alimentares, bem como todos aqueles que quiseram adaptar-se a uma nova realidade “fazendo com que o País não pare”.

A autarca, que preside também à Comissão Distrital da Protecção Civil, explicou depois o reforço das medidas de segurança.

“Decidimos neste período da Páscoa, em que há mais tempo para andar na rua e conviver, impor restrições à circulação pedonal, de bicicletas e de automóveis em zonas de grande afluência”, avançou, relembrando duas acções que estão na calha.

“Será em breve aberto o novo centro de testes à Covid-19 na Escola dos Arcos, após ponderação e consenso entre as autoridades de saúde e a autarquia. Estamos também a preparar com as autoridades de saúde a abertura de um hospital de retaguarda.”

Dores Meira falou, a finalizar, ao coração da comunidade. “Continuamos fortes, capazes e orgulhosos da nossa condição de setubalenses e azeitonenses”, atirou, antes de reforçar o apelo ao cumprimento das regras.

“Uma Santa Páscoa e por favor mantenham-se em casa. Esse é, por estes dias, o local mais seguro do mundo, do seu mundo. Proteja-se, fique em casa”, concluiu.

Comentários

- Pub -