23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioÚltimasDores Meira elogia comunidade e apela a todos para ficarem em casa

Dores Meira elogia comunidade e apela a todos para ficarem em casa

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, deixou esta quinta-feira, 9, uma nova mensagem à população. A autarca apelou ao cumprimento das regras de isolamento, elogiou o contributo de todos os que têm garantido serviços essenciais e acções de solidariedade e revelou as mais recentes medidas delineadas para impedir a propagação de Covid-19. E manifestou ainda forte sentimento de esperança, sem deixar de enaltecer a força, a capacidade, a resiliência e o orgulho sadinos.

- PUB -

Na comunicação, em  vídeo com a duração de 6 minutos e 22 segundos, publicado nas platafornas digitais do município, a edil começou por vincar a importância da união de todos na luta contra o coronavírus, “na certeza de que depois da tempestade vem a bonança”.

“Virá com toda a certeza. Hoje posso confirmar que a união em torno deste desígnio continua bem vigorosa e pode estar a produzir bons frutos”, disse, realçando o papel de toda a comunidade: “Temos demonstrado invulgar capacidade de – cumprindo regras difíceis e inéditas – resistir unidos e seguros a esta ameaça global”.

Regras que, acrescentou, vão ser apertadas nos últimos dias. “Regras que todos, sem excepção, temos de cumprir, mas sem nunca desrespeitar os outros.”

- PUB -

Dores Meira elogiou depois trabalhadores municipais e outros que têm “assegurado” o funcionamento da cidade e do concelho. Destacou a Protecção Civil, os Bombeiros Sapadores e Voluntários, os funcionários que tratam da recolha do lixo, os que conduzem as viaturas onde são transportados os resíduos, além dos que garantem “uma infinidade de tarefas, administrativas e outras”. A edil lembrou, de igual modo, o também precioso contributo dos que estão em teletrabalho, das pessoas, das juntas de freguesia, dos voluntários no terreno que “arriscam a vida para ajudar os outros”.

Entre estes últimos, salientou “as costureiras de Setúbal, já conhecidas em todo o País, que continuam a confeccionar centenas de peças de equipamentos de protecção” para o Hospital São Bernardo. “Já são 57 [costureiras], começaram com três”, frisou.

Ao mesmo tempo, a presidente da Câmara aproveitou também para destacar os estabelecimentos comerciais que garantem os bens alimentares, bem como todos aqueles que quiseram adaptar-se a uma nova realidade “fazendo com que o País não pare”.

- PUB -

A autarca, que preside também à Comissão Distrital da Protecção Civil, explicou depois o reforço das medidas de segurança.

“Decidimos neste período da Páscoa, em que há mais tempo para andar na rua e conviver, impor restrições à circulação pedonal, de bicicletas e de automóveis em zonas de grande afluência”, avançou, relembrando duas acções que estão na calha.

“Será em breve aberto o novo centro de testes à Covid-19 na Escola dos Arcos, após ponderação e consenso entre as autoridades de saúde e a autarquia. Estamos também a preparar com as autoridades de saúde a abertura de um hospital de retaguarda.”

Dores Meira falou, a finalizar, ao coração da comunidade. “Continuamos fortes, capazes e orgulhosos da nossa condição de setubalenses e azeitonenses”, atirou, antes de reforçar o apelo ao cumprimento das regras.

“Uma Santa Páscoa e por favor mantenham-se em casa. Esse é, por estes dias, o local mais seguro do mundo, do seu mundo. Proteja-se, fique em casa”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -