26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesCâmara de Sines lança concurso de 4,9 milhões de euros para qualificar...

Câmara de Sines lança concurso de 4,9 milhões de euros para qualificar zona industrial

A Câmara de Sines anunciou hoje o lançamento de um concurso público para a empreitada de qualificação das principais artérias da Zona Industrial Ligeira (ZIL) 2, num investimento de 4,9 milhões de euros.

- PUB -

A empreitada, cujas propostas podem ser entregues até ao início de maio, visa qualificar uma infraestrutura com mais de 25 anos de existência e vai incidir em duas artérias, denominadas ruas 1 e 2, da ZIL 2, onde se encontram as principais pequenas e médias empresas com actividades económicas ligadas ao complexo industrial e portuário de Sines.

“Será a principal empreitada incluída no conjunto de investimentos de cerca de seis milhões de euros em curso nesta zona industrial, onde se localiza cerca de meio milhar de pequenas e médias empresas”, referiu o município de Sines, no litoral alentejano, em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

- PUB -

A qualificação da ZIL 2 vai “melhorar a circulação automóvel e ordenar o estacionamento, nomeadamente de pesados, criar condições de operação mais seguras, renovar a rede de águas e esgotos e enterrar as infraestruturas de eletricidade, comunicações e proteção contra incêndios”, explicou Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, citado no comunicado da autarquia.

O investimento de 4,9 milhões de euros vai juntar-se à empreitada de expansão nascente da zona industrial, no valor de 1,4 milhões de euros, que prevê 43 novos lotes para futuras empresas.

“A execução desta obra, num investimento de 1,4 milhões de euros, irá criar condições para dar resposta à procura existente por espaços nesta zona industrial, permitindo, com a sua implementação, acolher mais 43 empresas e gerar cerca de 430 postos de trabalho”, explicou o município.

- PUB -

Apesar da pandemia de Covid-19, o autarca entende que é “absolutamente essencial continuar a dinamizar a atividade económica no concelho” com “o maior investimento de requalificação alguma vez feito na principal zona de localização empresarial gerida pelo município”.

“A criação de novos lotes na área de expansão corresponde à enorme procura por parte de empresas já instaladas e que necessitam de se expandir, mas também de novas empresas, de setores de atividade ainda com pouca expressão em Sines, mas que veem aqui um local estratégico para o desenvolvimento dos seus negócios”, acrescentou.

O investimento resulta de duas candidaturas apresentadas pelo município de Sines ao programa operacional Alentejo 2020, com apoio dos fundos comunitários, para a qualificação e expansão nascente da ZIL 2.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -