26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasRecolha de fundos para O Setubalense é tema de reportagem para a televisão

Recolha de fundos para O Setubalense é tema de reportagem para a televisão

RTP esteve em Setúbal e vai emitir peça no programa ‘Portugal em Directo’

Uma equipa de jornalistas da RTP, constituída por Mariana Morais e Emanuel Prezado, deslocou-se ontem durante o período da tarde à redacção d’O SETUBALENSE, com o propósito de dar a conhecer a inédita acção de crowdfunding, recolha de fundos, que o jornal tem em vigor. Para o efeito foram, então, realizadas entrevistas ao director Francisco Alves Rito, à jornalista Ana Martins Ventura e à administrativa e responsável pela área de recursos humanos Dulce Lança.

- PUB -

A reportagem, realizada com o propósito de ser transmitida no programa ‘Portugal em Directo’, vai ser apresentada na estação pública de televisão no decorrer desta semana. Para a jornalista Mariana Morais esta divulgação “é necessária para dar a conhecer os meios de comunicação regionais e saber que medidas e estratégias estão a ser tomadas face ao estado de emergência, numa altura em que é fundamental informar a população”. “Este é um jornal com imensa história e de referência, tanto a nível nacional como, sobretudo, regional. É importante a informação chegar a todos, pelo que pretendemos divulgar a recolha de fundos que o jornal se encontra a divulgar”, acrescenta.

As imagens, captadas pelo jornalista Emanuel Prezado, demonstram as instalações do jornal produzido diariamente com a missão de informar a população sobre os assuntos referentes aos treze concelhos do distrito de Setúbal. Foram, assim, recolhidas imagens da redacção na qual trabalham jornalistas e comerciais, da sala de reuniões onde se realizam as reuniões de redacção todos os dias, agora a acontecer via videochamada pelo facto dos jornalistas se encontrarem em teletrabalho e do núcleo museológico do jornal, no qual se encontra o arquivo centenário d’O SETUBALENSE.

- PUB -

Segundo afirma o jornalista Emanuel Prezado, “o jornalismo regional encontra-se a morrer em Portugal e, por este motivo, é importante ajudá-lo”. “Cada vez mais está a deixar de existir. Na minha opinião não se devia deixar desaparecer este tipo de imprensa e sobretudo este tipo de jornalismo”, reforça.

O programa ‘Portugal em Directo’, por se tratar de um espaço de informação “dedicado ao regional”, está “em constante contacto com o jornal O SETUBALENSE”, por se tratar de “uma fonte de notícias marcante para o distrito de Setúbal”, afirma Mariana Morais, reforçando que “todas as classes de jornalistas deveriam de ser apoiadas neste momento”. Segundo a jornalista, “o arquivo do jornal é tão completo que é muitas vezes visitado para consulta”.

Angariação de donativos   

- PUB -

A acção de crowdfunding, recolha de fundos, que O SETUBALENSE tem em curso foi lançada no dia 03 de Março com o propósito de conseguir manter a publicação durante o decorrer do período de pandemia. Até ao dia de ontem o jornal conseguiu acumular um total de donativos no valor de 4.108,00 euros, o que significa que atingiu 27% do montante total (15 mil euros) que necessita para continuar a publicar diariamente a sua edição.

A campanha, que contou até ao dia de ontem com a participação de quase quatro dezenas de pessoas, permite a doação de qualquer valor até um máximo de cinco mil euros. Destacam-se os contributos de particulares, em termos de montantes doados, da Fundação Buehler-Brockaus, que ofereceu dois mil euros, e de um empresário setubalense que pretende manter anonimato, que doou mil euros.

O jornal lança um apelo aos leitores e à comunidade em geral, para puder continuar a exercer a actividade editorial durante os meses de Abril e Maio. Todas as informações encontram disponíveis através do link ppl.pt/causas/osetubalense. Nesse endereço estão descritos os objectivos e a forma de participar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -