27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro inicia 700 testes junto de quem presta serviços de segurança e...

Barreiro inicia 700 testes junto de quem presta serviços de segurança e socorro

Medida estende-se a cidadãos que asseguram tarefas consideradas essenciais

 

- PUB -

 

O município do Barreiro deu início esta semana a 700 testes ao Covid-19, junto de quem assegura o socorro à população, bem como às forças de segurança e pessoas que prestam diariamente tarefas consideradas essenciais “para garantir a capacidade operacional” do concelho. A medida inclui parte dos trabalhadores da autarquia e das freguesias, dos Transportes Colectivos, Bombeiros, PSP, GNR e Autoridade Marítima, com vista a possibilitar “a segurança de quem anda na rua por todos nós”, destaca a câmara municipal.

Nos últimos dias, têm ainda sido efectuadas um conjunto de acções de sensibilização para que todos respeitem o estado de emergência. “O civismo de cada um é a melhor arma”, acrescenta a autarquia, que volta a apelar a toda a população para se manter dentro de casa. Entretanto, nesta segunda-feira, a edilidade entregou ao Hospital Nossa Senhora do Rosário 100 litros de etanol e 200 litros de um total de 360 de álcool gel distribuídos também pela autarquia e serviços municipalizados dos TCB, para além das corporações de bombeiros.

- PUB -

Recorde-se que o executivo tomou recentemente um conjunto de 24 medidas, propostas pelas diferentes forças políticas em sessão camarária, todas aprovadas por unanimidade e que vão estar em vigor até final do mês de Junho, com o “objectivo de fazer face aos constrangimentos resultantes dos efeitos pandémicos do Covid-19”. Entre as medidas adoptadas estão, entre outras, a isenção do pagamento das rendas das habitações sociais à autarquia, num total de quatro meses, bem como as rendas dos mercados municipais (grossista e retalhista), e ainda a taxa de venda ambulante até final do primeiro semestre deste ano.

Dado que as esplanadas se encontram encerradas ao público, o município decidiu ainda isentar os comerciantes dos referidos valores desde o passado dia 17 de Março. As propostas aprovadas contemplaram ainda o apoio e promoção do serviço ‘take-away’ da restauração local, para que, de forma segura, aqueles estabelecimentos possam “ajudar à manutenção da actividade comercial” no Barreiro.

- PUB -

Movimento associativo vai receber apoio extraordinário

Para que o movimento associativo do concelho possa “cumprir as suas obrigações, tendo em conta a inexistência de actividade”, a autarquia barreirense aprovou igualmente um apoio extraordinário a estas instituições e disponibilizou o número de carreiras dos TCB que considera “necessárias” para que seja garantido o cumprimento das regras de segurança sanitárias e a distância entre passageiros. Na lista das decisões aprovadas pelo executivo está também o anúncio da criação de uma linha de apoio e acompanhamento dos idosos isolados e que se encontram sós, que pode ser feita por psicólogos em regime de voluntariado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -