28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCaixas solidárias em Setúbal já ultrapassam as dez. Mas "é preciso mais"

Caixas solidárias em Setúbal já ultrapassam as dez. Mas “é preciso mais”

Chegou à cidade de Setúbal em tempo de isolamento social e pandemia um método anónimo de ajudar quem mais precisa, permitindo que esta população se mantenha anónima.

- PUB -

O movimento Caixa Solidária, que já existe a nível nacional, consiste numa “caixa de cartão, plástico, verga ou outro material”, colocado em sítios algo estratégicos, em que são colocados maioritariamente bens alimentares por voluntários. Depois, de forma anónima e através de divulgação, quem mais precisa pode retirar quaisquer bens.

Quem explicou a mecânica a O Setubalense foi Sílvia Estrela, uma das voluntárias e uma das responsáveis pela existência de uma caixa na sua área de residência.

- PUB -

“Colocamos a caixa perto de áreas residenciais, onde se passeia o cão, onde se faz compras, num sítio de passagem. Colocámos no Poço Mouro e divulgámos no Facebook. Já temos mais produtos”, explicou.

Um dos grandes motes da iniciativa é “não querer saber quem vai buscar e o que vai buscar, porque muitas vezes as pessoas que precisam têm vergonha de pedir e, assim, é mais fácil”.

- PUB -

“Se cada dia lá for uma pessoa diferente colocar coisas, já ajuda”, frisou. Destacou ainda que junto da sua residência existem ruas com vários idosos, “provavelmente sem acesso às redes sociais”, e que está a pensar fazer panfletos de divulgação.

No entanto, e felizmente para a causa, a caixa para a qualquer Sílvia Estrela contribuiu “já foi a nona em Setúbal, portanto agora há de certeza mais de dez”.

E deixa o apelo: “Setúbal é muito grande, não podem haver só dez caixas. É preciso mais, divulgar também boca a boca para chegar a todas as pessoas”.

Pode consultar o mapa das caixas solidárias clicando aqui.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -