26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalNavigator reduz produção de papel mas garante rendimento dos trabalhadores

Navigator reduz produção de papel mas garante rendimento dos trabalhadores

O fecho do comércio, das escolas e dos escritórios teve um impacto directo no consumo de papel, o que obrigou a empresa a ajustar a produção

- PUB -

 

A The Navigator Company vai “reduzir de imediato a produção de papel UWF em 15%, em virtude da queda significativa de encomendas das últimas semanas”, no entanto, vai “manter o rendimento dos seus colaboradores”, garante a administração da empresa.

Segundo dados da papeleira, a procura de papel de impressão e escrita não revestido (UWF) manteve-se estável no início do ano, tendo a empresa registado desde o final de 2019 um nível “muito elevado de encomendas de papel, tendo mesmo atingido a meados de Março uma carteira de encomendas que representou o segundo valor mais alto da sua história”, refere a administração em comunicado.

- PUB -

No entanto, desde as últimas semanas de Março, depois de ter sido decretado o estado de emergência nos principais países em que opera, a Navigator diz ter verificado uma significativa redução de actividade económica nomeadamente com o fecho de comércio, escolas, universidades e escritórios, com impacto directo na actividade dos nossos clientes e no consumo global de papel.

Face a esta situação, a empresa diz que se viu forçada a “reduzir, pela primeira vez na sua história, a produção de papel de forma a adequá-la à actual procura nos mais dos 120 mercados onde regularmente opera”.

Esta adaptação passou assim pela “suspensão temporária e de forma gradual da produção” em algumas das suas máquinas de papel UWF. Suspensão esta que começou hoje, e por um período estimado de 30 dias. No imediato “será afectada 15% da capacidade de produção de papel de impressão e escrita (UWF)”, sendo que esta paragem “não terá impacto no rendimento dos trabalhadores”.

- PUB -

Com esta medida a Navigator pretende equilibrar a oferta de papel à procura existente, evitando assim a acumulação de stocks na cadeia de abastecimento. Consequentemente, ao longo das próximas semanas, poderá ir ajustando a actual redução de capacidade.

“Apesar da evolução do consumo de UWF ter demonstrado no passado uma grande resiliência face à evolução de consumo de outros tipos de papel de impressão e escrita, estamos neste momento a operar em circunstâncias excepcionais, e estas medidas, também elas excepcionais, afiguram-se necessárias para que o Grupo consiga reagir de forma dinâmica às alterações significativas que ocorrem diariamente no mercado”, refer a empresa em comunicado.

Acrescenta a empresa que a produção integrada de pasta será “ajustada de acordo com as necessidades de produção das máquinas de papel em laboração”, stando assente que esta redução não irá afectar a laboração na fábrica de Aveiro, que continua a operar dentro da normalidade, quer na produção de pasta de celulose para mercado, quer na produção de tissue, estando a fábrica de tissue de Vila Velha de Ródão a operar igualmente como previsto.

Revela a Navigator que irá mitigar a “expectável quebra de rendimentos proveniente da redução do seu volume de negócios com a implementação de diversas medidas de redução de custos e uma revisão significativa do seu plano de investimentos para 2020”.

A sossegar o mercado os trabalhadores, a empresa afirma dispor de uma situação de “liquidez confortável”, em resultado de um “aumento significativo das suas disponibilidades de curto prazo e de uma gestão criteriosa de fundo de maneio, nomeadamente, mas não exclusivamente, controlando os stocks de papel e de matérias-primas e subsidiárias”.

Refere ainda a administração da Navigator que “está a acompanhar em permanência” a evolução desta situação pública de emergência sanitária, tendo implementado, logo no final de Fevereiro, um plano de contingência que tem por base as indicações da Direcção-Geral da Saúde, tendo criado um Gabinete responsável por gerir e acompanhar a evolução da propagação do Covid-19, com reporte directo e reuniões regulares com a Comissão Executiva do Grupo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -