26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCovid-19 atinge as três fábricas de carne no Montijo

Covid-19 atinge as três fábricas de carne no Montijo

Raporal, com 10 casos confirmados, é a situação mais preocupante. Carmonti e Montalva registaram um infectado cada

 

- PUB -

Doze casos positivos confirmados e largas dezenas de trabalhadores de quarentena profiláctica em casa. As três unidades industriais de transformação de carne existentes no Montijo foram atingidas pela Covid-19.

Um foco activo da doença foi detectado na Raporal e constitui a situação que inspira maior preocupação. As outras duas empresas, Izidoro Montalva e Carmonti, confirmam apenas a existência de um colaborador infectado.

Até quarta-feira passada, estavam confirmados 10 casos de Covid-19 entre trabalhadores de “duas áreas do sector de transformação de carne” na Raporal, revelou António Almeida, porta-voz daquela unidade industrial. O foco activo de contágio levou a que a empresa “tomasse a iniciativa de testar à volta de uma centena de trabalhadores”, pelo que o número de casos “pode alterar-se”, admitiu o responsável a O SETUBALENSE.

- PUB -

Segundo a mesma fonte, os 10 colaboradores estão “a recuperar em casa” e foram “sinalizados todos os seus contactos com outros colaboradores da empresa”. São “mais de 20” os trabalhadores que, por prevenção, encontram-se a cumprir isolamento em casa, por terem mantido contacto com um ou mais colegas que testaram positivo.

O primeiro caso, adiantou António Almeida, foi detectado na segunda-feira passada.
“Foi um trabalhador, após o fim-de-semana, que vinha para a empresa, quando se sentiu mal e já não conseguiu. Foi ao hospital e viria a ser identificado como caso positivo”, conta.

A situação tem estado a ser acompanhada de perto pelas autoridades de saúde. A delegada de saúde esteve no local, garantiu António Almeida, acrescentando que todas as medidas adicionais ao plano de contingência da Raporal que foram indicadas pelas autoridades de saúde “estão a ser rigorosamente aplicadas para evitar o contágio entre os colaboradores em ambiente laboral”.

- PUB -

O responsável sublinha ainda que a empresa acredita ter a situação “controlada” e que “os riscos de propagação entre colaboradores sejam reduzidos”. Ao mesmo tempo, afasta um eventual cenário de a empresa vir a ser obrigada a suspender a laboração. “Acreditamos que isso não irá acontecer”, atira.

Carmonti e Montalva
Já a Carmonti confirma o registo de um caso positivo nas suas fileiras, também detectado “na segunda-feira”, disse fonte da empresa a O SETUBALENSE.
A pessoa infectada apresenta “sintomas ligeiros” e está a recuperar em casa. A mesma fonte revela que na sequência do caso identificado ficaram em confinamento profiláctico, em casa, outros “nove” trabalhadores.

A delegada de saúde “não recomendou a realização de testes” na empresa, apenas a “vigilância e controlo de sintomas associados à doença aos restantes colaboradores”.

Na Montalva foi igualmente detectado um caso de infecção entre os trabalhadores, confirmou fonte desta unidade a O SETUBALENSE.

A empresa activou de imediato o plano de contingência, tendo sido “colocados em quarentena todos os colaboradores” que potencialmente tiveram contacto com o colega.

A área onde a pessoa infectada desempenhava funções, adianta a mesma fonte, “foi também alvo de uma esterilização exaustiva que, sendo a higienização uma prática diária, foi reforçada nos últimos tempos, elevando a segurança já de si exigente” nas instalações da Montalva.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -