20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioRegionalMontijo regista mais doze casos e Barreiro analisa as causas de novos...

Montijo regista mais doze casos e Barreiro analisa as causas de novos contágios

Subidas mais acentuadas do distrito de Setúbal registaram-se no Montijo, Barreiro e Moita

 

- PUB -

A região de Lisboa e Vale do Tejo registou ontem mais 294 infectados por Covid-19. Um número que representa mais de 50% dos novos casos registados no país, com 533 novos casos positivos.

No distrito de Setúbal o concelho do Montijo teve maior subida de infecções por Covid-19, seguido de Barreiro e Moita, que também voltam a registar aumentos significativos.

Durante a sessão de Câmara realizada no dia 6 de Maio, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, afirmou estar atento à situação e recordou que desde o início da implementação do Plano Municipal Activo o executivo da autarquia deparou-se com a necessidade de termo sempre a todo o momento a fotografia mais real possível do se passava no concelho, porque havia uma grande décalage [entre dados locais e nacionais]”.

- PUB -

O autarca voltou a explicar que “há dois sistemas principais de registo de casos o SINAVE e o Trace COVID”, sendo este último o utilizado pelos Agrupamentos de Centro de Saúde (ACES)para registar os casos a nível local, rastreados nas Unidades de Saúde Familiar. O SINAVE é utilizado nos hospitais.

Frederico Rosa aponta que “se o Barreiro não quisesse ter casos era fácil, bastava não inserir dados no Trace COVID. Mas a opção do executivo da autarquia foi, desde o início, registar todos os casos”, porque no entender do presidente desta autarquia “situações como estas não se mascaram, enfrentam-se”.

Contudo, Frederico Rosa não nega que o Barreiro tem factores de risco que contribuem para o aumento de casos que se tem verificado. “Uma população envelhecida, a presença do Hospital [Nossa Senhora do Rosário], o terminal fluvial e ferro-rodoviário” e a “grande mobilidade de população para Lisboa”. Assim como os Transportes Colectivos do Barreiro, “que para além de transportarem milhares de passageiros todos os dias, “circulam entre dois concelhos”.

- PUB -

 

Distrito com mais 36 pessoas infectadas

 

Segundo o boletim de informação diária divulgado pela Direcção-Geral da Saúde o distrito de Setúbal regista mais 36 pessoas infectadas com Covid-19, alcançando um total de 862 casos confirmados.

Nos dados apresentados por concelho, em Almada o número de infectados desceu para 256 (menos 1 comparativamente ao dia de ontem), enquanto que no Seixal os casos confirmados aumentaram para 169 (mais 2). O Barreiro regista 126 pessoas infectadas. Segue-se a Moita, que viu o número de casos subir para os 89 (mais 9) e o Montijo onde se registam 71 infectados (mais 12).

Setúbal, que apresenta 64 casos positivos (mais 1) e Sesimbra com 23 casos (mais 2). Em Palmela o número de pessoas infectadas manteve-se igual a quarta-feira, com 19 casos registados. Na península Alcochete é o concelho com menos casos mantendo também o número, 16.

No litoral alentejano Santiago do Cacém tem 15 doentes confirmado, Grândola apresenta 10 casos e Alcácer do Sal tem 4.

 


Associação de Socorros Mútuos Setubalense sem casos positivos

 

Fernando Paulino, presidente da Associação de Socorrros Mutuos Setubalense (ASMS) confirmou a O SETUBALENSE que oito funcionários que se encontravam em quarentena testaram negativo para Covid-19. A situação de quarentena foi activada após o falecimento de uma utente, cujo teste à Covid-19, realizado post mortem, deu positivo.

Na passada semana Fernando Paulino referiu a O SETUBALENSE que “a utente, que se encontrava em apoio domiciliar, apresentou dificuldade respiratória grave tendo falecido a caminho do Hospital São Bernardo”. Já no hospital “foi realizado um teste à Covid-19 que deu positivo”, no entanto essa não poderia ser considerada a causa da sua morte “uma vez que apresentava várias debilitações físicas devido a Lupus”.

Quanto à via da transmissão da Covid-19, a mesma também não pode ser confirmada até ao momento.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -