18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiro“Renovação do Memorial ao 25 de Abril e da rotunda frente à...

“Renovação do Memorial ao 25 de Abril e da rotunda frente à estação fluvial representam reerguer económico do Barreiro”

Cerca de 3 milhões de euros de investimento representam aposta em eixo de mobilidade

 

- PUB -

As obras de requalificação da Rotunda do Memorial ao 25 de Abril, localizada na Avenida Ary dos Santos, no Lavradio, iniciaram esta segunda-feira, com um investimento de 300 mil euros por parte da Câmara Municipal do Barreiro.

“A esta obra pública unem-se outras, como a renovação da rotunda localizada frente ao Terminal Fluvial, que representam o reerguer económico do Barreiro face à crise já criada pela Covid-19”, refere Rui Braga, vereador responsável pelo Departamento de Planeamento e Gestão Territorial. “Uma reactivação da economia com grandes planos de desenvolvimento”.

Só a intervenção naquela que é apelidada pelos barreirenses de “Rotunda do Cotonete”, devido à sua forma, vai representar um investimento superior a 2,5 milhões de euros, “com apoio de fundos PAMUS [Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável]”. Fundos cujo plano, segundo o vereador seria aplicar na Ponte Pedonal e Ciclável que em 2017 foi protocolada entre o Barreiro e o Seixal, mas não se concretizou.

- PUB -

“Com esta obra, que deve iniciar no fim destes ano, estes valores podem ser reaplicados no eixo de mobilidade que este executivo quer criar em todo o concelho”, garante Rui Braga, “de forma a concretizar o compromisso assumido na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa 2020-2030”, apresentada no Barreiro em 2018 por António Costa, durante a sua primeira legislatura enquanto líder do Governo.

Homenagem ao 25 de Abril não se perderá

Rui Braga garantiu a O SETUBALENSE que “o elemento escultório, da autoria do barreirense José Cândido, presente na Rotunda do Memorial ao 25 de Abril vai manter-se, como grande símbolo que é da luta pela liberdade e democracia”. Durante as obras apenas estrutura envolvente à rotunda vai passar por alterações.

- PUB -

O vereador explica que, na época em que a rotunda foi construída, no início dos anos 2000, “eram permitidos lancetes com a altura idêntica aqueles que a construção apresenta, mas estes equipamentos são causa de elevada sinistralidade”.

Outras questões relacionadas com a requalificação desta estrutura prendem-se com o espelho de água que integra o elemento escultório e que “já passou por redireccionamentos para o interior da rotunda”, porque alagava com frequência as vias e atingia os veículos, colocando em risco os condutores.

A autarquia alerta ainda que a intervenção vai levar à supressão de uma faixa de rodagem, “que criará alguns constrangimentos no trânsito”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -