28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTroço entre Figueirinha e Creiro cortado por risco de incêndio e contaminação...

Troço entre Figueirinha e Creiro cortado por risco de incêndio e contaminação pública

A autarquia reagiu depois de ter verificado grande movimentação de pessoas e trânsito para as praias

 

- PUB -

O troço compreendido entre os parques da Praia da Figueirinha e do Creiro, em Setúbal, está interdito, e assim vai ser até ao início da época balnear, a partir de 6 de Junho.
A medida determinada pela Câmara Municipal para a antiga EN 379-1, integra-se na “estratégia de prevenção com objectivos de redução da vulnerabilidade e exposição ao risco decorrente de incêndios florestais e de mitigação de propagação da pandemia da Covid-19”, refere a autarquia, que justifica ainda esta decisão com o penúltimo fim-de-semana, 16 e 17 de Maio, em que “em virtude das medidas graduais de desconfinamento, se verificou uma deslocação massiva em veículos automóveis, motociclos, veículos sem motor e a pé”. Daí agora o acesso estar fechado.

Lembra nota de imprensa do município que nesses dois dias o afluxo a este troço “contribuiu, inadvertidamente, para produzir um forte congestionamento à circulação automóvel”, o qual, associado a um estacionamento desordenado e caótico”, colocou em causa a “capacidade de prestação de socorro e acesso de veículos de emergência”.
A interdição de trânsito e estacionamento salvaguarda os direitos de acesso e de circulação a trabalhadores e a titulares de actividade económica comprovada naquela zona, bem como a veículos de emergência, protecção e socorro.

No período de época balnear vigora o programa “Arrábida Sem Carros”, estratégia que promove um conjunto de medidas restritivas de circulação e de estacionamento automóvel com o objectivo prioritário de protecção de pessoas, de bens e do património natural.

- PUB -

Catamarãs já viajam entre margens do Sado

Entretanto, as carreiras fluviais de catamarã entre Setúbal e Troia foram retomadas no último sábado, em horário reduzido respeitando o plano de desconfinamento, anunciou a Câmara Municipal.

Com os horários provisórios divulgados pela autarquia e pela empresa Atlantic Ferries, que assegura as ligações fluviais entre as duas margens do Sado, as carreiras fluviais de Setúbal para Troia funcionam às 07h00, 08h10, 09h10, 12h30, 15h30, 16h45, 18h00 e 20h30.

- PUB -

As carreiras fluviais no sentido, de Troia para Setúbal, terão lugar às 07h45, 08h45, 10h45, 14h00, 16h15, 17h30, 18h35 e 22h15.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público
- PUB -