26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAssembleia da República dá ‘ordem’ para requalificar escola no Seixal

Assembleia da República dá ‘ordem’ para requalificar escola no Seixal

A Escola Básica Dr. António Augusto Louro ainda tem telhados com amianto mas por vontade da maioria dos deputados da República o Governo vai ter de os remover. Na nacada socialista só cinco votaram favoravelmente

- PUB -

 

A Assembleia da República aprovou hoje quatro projectos de resolução, apresentados por PCP, BE, PAN e CDS-PP, que recomendam ao Governo a requalificação da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, no Seixal.

Todos os projectos tiveram a mesma votação, tendo sido aprovados com votos favoráveis de PCP, BE, PEV, PSD, PAN, CDS-PP, Chega, Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

- PUB -

A bancada do PS absteve-se e cinco deputados votaram favoravelmente: Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, Clarisse Campos, Eurídice Pereira e Catarina Marcelino, eleitos por Setúbal.

O projecto do PCP recomenda ao Governo que “proceda prioritariamente à remoção das coberturas que contém amianto na Escola Básica de 2º e 3º ciclos Dr. António Augusto Louro, dando assim cumprimento à legislação em vigor” e “avance com obras de requalificação das instalações” daquele estabelecimento de ensino, “de forma a que possa ser dotada das condições adequadas de funcionamento”.

O BE quer que o Governo “apresente a calendarização prevista para as obras de requalificação desta escola e para a intervenção urgente de remoção de amianto”, e que “envolva a comunidade educativa, nomeadamente a direção da escola, a união de pais e os professores no processo de requalificação desta escola”.

- PUB -

O projecto de resolução do PAN insta o executivo a proceder, “com urgência às obras de requalificação da Escola Básica Dr. António Augusto Louro, garantindo igualmente, em articulação com a comunidade educativa, a satisfação das necessidades diárias identificadas”.

Os deputados pedem também “o levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos escolares que contêm amianto”, a publicação da lista desses edifícios e a “divulgação do plano calendarizado de intervenções e acções correctivas a promover, incluindo a remoção dos materiais que contêm fibras de amianto presente nos edifícios, instalações e equipamentos escolares que integram a listagem”.

Também o CDS pede a remoção “de todas as placas de fibrocimento existentes” naquela escola do concelho do Seixal, “assim como à realização de obras de carácter urgente” procedendo à “requalificação de todo o edificado deste estabelecimento de ensino, de modo a garantir as condições adequadas a uma escolaridade de qualidade”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -