19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalGNR nega que patrulha tenha sido retirada da praia da Figueirinha por...

GNR nega que patrulha tenha sido retirada da praia da Figueirinha por ordem do CEMA

Associações profissionais da GNR e da Polícia Marítima tinham acusado o CEMA de iingerência e “atropelos” à Constituição e à segurança pública

 

- PUB -

A GNR disse esta segunda-feira que “não corresponde à verdade” que uma patrulha desta força de segurança tenha sido retirada da praia da Figueirinha, em Setúbal, no domingo, por ordem do chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA).

“Não corresponde à verdade que tenha havido qualquer alteração ao cumprimento das ações operacionais da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) previstas para o referido dia, tendo a patrulha em apreço sido realizada no horário e nos locais previstos”, refere um comunicado divulgado pela GNR.

Aquela força de segurança explicou que, no domingo, “constava do planeamento operacional” a mobilização de uma patrulha “para a zona do Parque Natural da Arrábida, incluindo a praia da Figueirinha e outras, no período compreendido entre as 09:00 e as 13:00”.

- PUB -

Em causa está uma alegada ordem dada para a retirada de uma patrulha da UCC da GNR da praia da Figueirinha, em Setúbal, no domingo, depois de o CEMA, almirante António Maria Mendes Calado, que frequentava aquela praia, ter contactado “o general em comissão de serviço” para esse efeito.

A denúncia foi feita por associações profissionais da GNR e da Polícia Marítima, que acusaram o CEMA de “atropelos” à Constituição e à segurança pública e de ingerência, por ter ordenado a retirada de uma patrulha da GNR da praia que frequentava.

Em comunicado conjunto hoje divulgado, a Associação de Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Socioprofissional da Polícia Marítima (ASSPM) “repudiam em absoluto esta atitude, que ilustra de forma lamentável o atropelo à Constituição da República, à segurança pública, e ao interesse público, perante o estado sanitário em que o país se encontra”.

- PUB -

O comunicado refere também que o CEMA “deu ordens diretas ao capitão do Porto de Setúbal para enviar para o local a Polícia Marítima” com o objetivo de obrigar à retirada da patrulha da GNR.

Sobre esta questão, a GNR esclarece que “não corresponde igualmente à verdade que o comandante da UCC tenha recebido qualquer contacto sobre esta matéria, por parte do Estado-Maior da Armada ou de qualquer outra entidade, nem que tenha determinado a retirada da patrulha, a qual, insiste-se, decorreu conforme o planeamento”.

A Autoridade Marítima Nacional negou hoje que o CEMA tenha ordenado a retirada de uma patrulha da GNR da praia que frequentava no domingo.

“A acusação é falsa. (…) Não foi ele, nem sequer esteve na praia”, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Marítima Nacional, em resposta ao comunicado divulgado por associações profissionais da GNR e da Polícia Marítima.

A mesma fonte esclareceu ainda que “o almirante CEMA não tutela diretamente a Polícia Marítima, quem tutela a Polícia Marítima é o comandante-geral da Polícia Marítima”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -