Arrábida Sem Carros entra em vigor a 13 de Junho e este ano vai ter medidas mais apertadas

179
visualizações
Fotografia de Alex Gaspar

A autarquia aconselha ao uso de transportes públicos e alerta que as autoridades vão ser mais rígidas na multa

 

- Pub -

A estratégia de mobilidade Arrábida Sem Carros, em vigor entre 13 de Junho e 15 de Setembro, vai ser mais exigente nesta época balnear em Setúbal, devido à pandemia Covid-19, implicando assim regras mais apertadas para acesso, ocupação e utilização das praias.

São novas práticas e medidas que fazem parte do manual “Ir à praia em segurança”, da autarquia com o objectivo de “manter a estratégia do controlo da crise sanitária e salvaguardar a saúde pública”, refere comunicado camarário. Toda esta informação é disponibilizada no site do município.

Quanto às autoridades responsáveis, vão ter em “especial atenção ao estacionamento abusivo e desregulado fora das zonas de estacionamento ordenado, prevendo-se um incremento da acção policial para autuar e rebocar viaturas parqueadas irregularmente”.
Este ano “mantém a interdição total da circulação automóvel nos dois sentidos de trânsito na antiga EN 379-1, no troço compreendido entre os parques de estacionamento da Praia da Figueirinha e do Creiro, entre as 08h00 e as 20h00”.

Proibido ao trânsito automóvel, neste caso das 08h00 às 19h00, está também o troço ao Portinho da Arrábida, excepto para acesso embarcações e a estabelecimentos comerciais e de alojamento local.

Nestes troços, a circulação apenas é permitida a viaturas de emergência e socorro e de forças de segurança, transportes públicos regulares, colectivos e escolares em serviço, para tomada e largada de passageiros, veículos motorizados de duas rodas ou rodado duplo, táxis e viaturas ao serviço das plataformas TVDE e veículos autorizados, caso de residentes, concessionários e gestores dos estabelecimentos de actividades económicas.
Das restrições exceptuam-se ainda as viaturas de cargas e descargas comprovadas com guia de transporte, entidades de gestão com competências no território em veículos devidamente identificadas, empresas de animação turística e marítimo-turística autorizadas, assim como modos de transporte suave, nomeadamente pedonal, ciclável e trotinetas.

Da restrição ao acesso ao Portinho da Arrábida, especificamente entre o cruzamento com a antiga EN 379-1 e a Casa do Gaiato, exceptuam-se igualmente os visitantes por pré-marcação ao Museu Oceanográfico Luís Saldanha.

Os moradores, comerciantes, concessionários e agentes económicos locais podem requerer à Câmara Municipal de Setúbal cartões de circulação autorizada, destinados a permitir o acesso aos troços de trânsito condicionado durante a época balnear, nomeadamente o troço Figueirinha-Creiro e os acessos ao Portinho da Arrábida e à Albarquel.

Reforço de Transportes públicos

A Estratégia Municipal Mobilidade Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal em 2020, considera a melhoria da disponibilidade de transportes públicos a preços mais acessíveis e a utilização de estacionamentos de retaguarda.

Dá, assim, continuidade à aposta de deslocação de pessoas para as praias da Arrábida em transportes públicos colectivos, com ligações a partir de Setúbal e de Azeitão, com ajustes no serviço devido à pandemia, que incluem o reforço da oferta na maioria das carreiras que fazem a ligação à Figueirinha.

Estes ajustes consideram a capacidade de carga definida para cada praia, a lotação limitada a dois terços do máximo da capacidade dos autocarros, sendo obrigatório o uso de máscara de protecção pelos passageiros e a limpeza e higienização das carreiras.
Além disso, haverá um reforço de serviço de transporte público ao final da tarde, de forma a garantir, em segurança, o regresso das praias, já que é no final do dia que existem as maiores aglomerações de utentes.

Comentários

- Pub -