25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaUtentes chamam ministra Marta Temido à discussão das urgências e hospital

Utentes chamam ministra Marta Temido à discussão das urgências e hospital

As comissões de saúde do Seixal e Almada querem o reforço do SNS e resolver problemas no sector

 

- PUB -

As comissões de utentes da saúde dos concelhos do Seixal e Almada enviaram à ministra da Saúde, Marta Temido, um ofício onde apontam para a “oportunidade e pertinência de dar continuidade ao diálogo interrompido com a pandemia”, com vista à resolução de todas as questões que ficaram pendentes no sector.

Os utentes querem retomar a questão da “reabertura nocturna da Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta e todas as outras ligadas a esta unidade, bem como da construção do Hospital no Seixal”, referem em comunicado. Isto acontece numa altura em que na Assembleia da República está em discussão a execução de um reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na tentativa de “colmatar décadas de desinvestimentos e de subfinanciamentos”.

Referem as comissões que a pandemia pelo Covid-19 veio “demonstrar que, sem um SNS forte e universal, nenhum país estará apto a enfrentar situações sanitárias desta envergadura”. A isto acrescentam que mesmo com “diversos constrangimentos materiais, técnicos e humanos, os profissionais do SNS souberam responder e estar à altura da missão que lhes foi incumbida”.

- PUB -

No caso concreto da construção do hospital no Seixal, dizem os utentes de saúde que se “sentiu particularmente a falta desta unidade”. E afirmam ter ficado preocupados quando tomaram conhecimento de “mais um atraso no concurso para a execução do respectivo projecto e pormenores técnicos”.

Na passada semana, o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, veio protestar por o Governo ter prorrogado o prazo do concurso para a construção deste hospital por mais 90 dias. Comentava então que era “inadmissível que mais uma vez seja adiada a construção de um equipamento que é fundamental para os cerca de 500 mil habitantes da região”.

Lembrava o autarca que “o Hospital Garcia de Orta, em Almada, que serve os munícipes do Seixal, Sesimbra e Almada, há muito que se encontra em ruptura e sem capacidade de dar resposta à população dos três concelhos”.

- PUB -

A isto acrescentam as comissões de utentes de saúde que “não deixa de ser preocupante e pouco tranquilizador”, este adiamento, o que “evidência a forma pouco consequente e desrespeitosa com que este projecto vem a ser pensado e abordado pelos sucessivos governos, ao longo dos últimos 11 anos, desde a assinatura do protocolo para a sua construção em 2009”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -