25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTrabalhadores da Lauak vão protestar contra despedimento colectivo

Trabalhadores da Lauak vão protestar contra despedimento colectivo

Na quinta-feira os trabalhadores vão pedir à administração a anulação do processo de despedimento colectivo e a inclusão de todos os trabalhadores da fábrica no regime de lay-off

- PUB -

 

Os trabalhadores da fábrica da Lauak em Setúbal vão concentrar-se na quinta-feira junto à portaria da empresa para exigirem a anulação do processo de despedimento colectivo de 164 funcionários daquela unidade industrial, disse à agência Lusa fonte sindical.

“Os trabalhadores decidiram fazer uma concentração, que terá lugar pelas 14h30 de quinta-feira, para pedir à administração a anulação do processo de despedimento colectivo e a inclusão de todos os trabalhadores da fábrica no regime de lay-off, disse Esmeralda Marques, do SITESUL, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul.

- PUB -

“Numa reunião efectuada hoje de manhã, os trabalhadores também mandataram o sindicato para solicitar a intervenção do Secretário de Estado da Economia e Internacionalização, uma vez que o despedimento de 164 trabalhadores terá um impacto muito significativo na região de Setúbal”, acrescentou a sindicalista.

A Lauak, uma multinacional da indústria aeronáutica, tem em curso um processo de despedimento colectivo de um total de 164 dos 531 trabalhadores da fábrica de Setúbal, face à falta de encomendas dos principais clientes, Airbus e Boeing, devido à pandemia de covid-19. Inicialmente o processo de despedimento colectivo abrangia 197 trabalhadores, mas esse número foi reduzido para 164 trabalhadores.

Segundo Esmeralda Marques, os trabalhadores da filial de Setúbal da Lauak lembram que a empresa tem recebido apoios financeiros significativos no âmbito do programa Portugal2020, facto que, só por si, na opinião dos trabalhadores e da sindicalista, deveria justificar outra postura da administração da empresa em relação aos funcionários.

- PUB -

Ainda de acordo com a representante do SITESUL, inicialmente, a Lauak “comunicou que não iria recorrer ao `lay-off´, porque isso representava uma perda de rendimento para os trabalhadores, mas depois fez algo bem pior para os trabalhadores, ao avançar com o processo de despedimento coletivo”.

A administração da Lauak não presta declarações sobre o processo de despedimento colectivo.

Lusa

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -