19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeFestival EM REDE regressa para segunda edição

Festival EM REDE regressa para segunda edição

Evento de música online conta, entre outros, com Pista, Nídia, General D e Rafa G

 

- PUB -

Um conjunto de dez actuações de grupos e colectivos sediados ou com ligações à cidade barreirense, participam este ano na segunda edição do festival online EM REDE que, uma vez mais, pretende “pintar o retrato musical do Barreiro nos tempos que correm”, numa iniciativa que vai decorrer durante cinco dias, entre 28 de Junho e 2 de Julho, numa organização da OUT.RA – Associação Cultural, em parceria com a câmara local. “O primeiro festival registou uma grande aceitação, foi um momento muito importante, mesmo ao nível de partilha e de divulgação da actividade dos nossos artistas”, afirmou a O SETUBALENSE a vereadora da Cultura da Câmara do Barreiro, Sara Ferreira, que realçou o sucesso alcançado na primeira edição.

No ano de estreia do festival, estiveram reunidas actuações a solo de um total de 18 artistas, gravadas a partir das suas casas, com os espectáculos desde ano a serem transmitidos no canal oficial do município no youtube, a partir das 21h30, pretendendo responder “aos tempos de desconfinamento controlado actuais”, focando-se agora, quase em exclusivo, “em actuações de grupos e colectivos captadas na emblemática ADAO”.

Para 2020, o alinhamento proposto “aprofunda ainda mais a diversidade estética da música feita na e com ligações à cidade, pondo em cena o garage-rock, o heavy metal, o hip-hop, o cotxi-po ou o jazz”, contando com a presença de músicos já consagrados, tais como General D, Nídia e Pista, assim como nomes emergentes que vão extravasando as fronteiras do concelho, de que são exemplos Rafa G ou B2R.

- PUB -

Apesar do acesso gratuito, a organização do festival deixa o repto para que “o público considere apoiar os artistas adquirindo os seus discos, músicas e merchandise, através dos links colocados nos seus canais online. A abrir a edição, na noite do dia 28, The Brooms e B2R fazem a festa, com os Monkey Cage e New Mecanica a fazerem parte da programação da segunda noite. Já os Scorpions e General D integram o festival no dia 30. A primeira noite de Julho será preenchida com a música de Pista e Otavinho, com Rafa G e Nídia a fecharem o cartaz do EM REDE, na noite de 2 de Julho.

 

Onze anos a promover cultura alternativa na cidade

- PUB -

 

Fundada em 2009, recorde-se que a OUT.RA surgiu na sequência do trabalho de programação anteriormente realizado pela editora Searching Records. A associação cultural, que faz acontecer eventos no âmbito da música, pretende “transcender géneros e fronteiras estilísticas, sejam eles concertos, sessões de cinema ou acções de formação.

Totalmente centrada na “promoção de uma cultura alternativa, ousada e enriquecedora”, a associação sem fins lucrativos opera no Barreiro, esforçando-se por contribuir para a divulgação da sua programação em locais que procura abrir pela cidade e nas colectividades de “boa memória existentes no concelho”, assim como nos espaços de valor patrimonial histórico e arquitectónico, muitas vezes desconhecidos do público em geral.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -