25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoO Setubalense completa hoje 165 anos

O Setubalense completa hoje 165 anos

Aniversário vai ser assinalado com uma edição especial, uma revista e um livro. O futuro continua a ser construído todos os dias, como hoje, em que alargamos a circulação do jornal em Sesimbra, com distribuição semanal na Quinta do Conde.

- PUB -

A 1 de Julho de 1855 publicou-se o primeiro número d’O SETUBALENSE. Completam-se hoje precisamente 165 anos. Uma data histórica, que faz deste seu jornal o mais antigo de Portugal Continental, e que vamos comemorar condignamente, com a alegria e entusiasmo que um feito destes merece.

Hoje mesmo, iniciamos uma nova fase na expansão do jornal, com o aumento da circulação no concelho de Sesimbra, onde passará a ser feita distribuição gratuita às quarta-feiras. Assim, com uma secção semanal regular dedicada à vila de Sesimbra e à grande freguesia da Quinta do Conde, os leitores deste vasto concelho vão passar não só a contar com mais conteúdos específicos da sua terra, como, também, a encontrar o jornal com muito maior facilidade, nos cafés e noutros estabelecimentos e locais públicos.
Mais um esforço do jornal que, como é público, tem feito recentemente um grande investimento com vista ao futuro, tanto na melhoria e diversificação dos conteúdos como no reforço da estrutura e modernização do título, onde se inscreve o redesenho gráfico concluído em Março.

- PUB -

A próxima tarefa, que está na forja para arranque ainda neste mês de Julho, é a renovação da edição online, cujo relançamento será objecto de uma forte campanha de promoção, tanto em meios regionais como nacionais, que vai levar a marca O SETUBALENSE ao país em geral.

Para assinalar os 165 anos do jornal, estamos a preparar um conjunto de publicações, designadamente um livro, uma edição especial de aniversario e uma revista, cuja distribuição está prevista para a semana de 27 de Julho.

A edição de aniversário, com 160 páginas, será dedicada às instituições centenárias da região, com reportagens de todas as colectividades, clubes e outras entidades que contam pelo menos um século de existência. Com esse número especial, em que será feito o primeiro levantamento de todas as instituições centenárias do distrito, com espaço específico para cada uma, em cada um dos 13 concelhos, O SETUBALENSE quer homenagear milhares de homens e mulheres que, ao longo de gerações, ajudaram a construir estas obras colectivas e as colocaram ao serviço das suas comunidades.
A revista A REGIÃO, que será distribuída com a mesma edição do jornal, complementará o olhar pela riqueza dos nossos concelhos, com foco nas tradições e figuras que, ao longo dos últimos séculos, forjaram as identidades locais e ajudaram a construir alguma continuidade regional. A revista deitará também um olhar ao futuro, com uma série de entrevistas a figuras, das diversas áreas, a quem lançámos o desafio de nos ajudarem a reflectir sobre como será o mundo dentro de algumas décadas.

- PUB -

No final deste mês será lançado também o livro ‘Setúbal no Centro do Mundo – 165 anos do jornal O SETUBALENSE’, que já está a ser impresso, e que terá um preço de capa de 15 euros.

Trata-se de uma obra colectiva, com 400 páginas, que conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prefácio de Viriato Soromenho Marques e posfácio de Maria das Dores Meira.

O livro, escrito por 19 autores e coordenado por Albérico Afonso Costa, trata os últimos 165 anos de história da cidade, da região e do mundo a partir da perspectiva que o jornal imprimiu ao longo dos seus quase dois séculos de existência.

Com tudo isto, fica demonstrado o nosso forte empenho na construção de um jornal cada vez melhor, ao serviço da região e do nosso futuro colectivo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -