16 Janeiro 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Moita Recolha de resíduos urbanos aumenta no município da Moita

Recolha de resíduos urbanos aumenta no município da Moita

Aumento da recolha, considerada “positiva” pelo município, ronda os 62 por cento

 

- PUB -

De acordo com dados divulgados recentemente pela Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, entidade responsável pela recolha dos resíduos urbanos nos nove municípios da Península de Setúbal, o concelho da Moita tem vindo a registar uma “melhora dos resultados” que, segundo a autarquia, são “muito animadores relativamente à evolução das práticas de deposição selectiva” por parte daquela população.

A câmara revela que entre 2019 e o presente ano, estima-se que a variação nesta recolha “represente um aumento de 61,9 por cento”, o que significa que, em média, em 2020, cada habitante do concelho irá “separar 48 quilos de resíduos, superando a meta definida por aquela entidade, que se situa nos 45 quilos” por cada residente. Os resultados, classificados pela autarquia como “positivos”, no seu entender, estarão relacionados “com a multiplicação dos pontos de recolha implementada pela Amarsul, mas também com a melhoria da sensibilização e das boas práticas da população”.

A câmara esclarece que o referido aumento “é mais expressivo ao nível dos resíduos de plástico e metal”, com mais 87% em relação ao ano passado, altura em que foram recolhidas 480 toneladas. Seguem-se os resíduos de papel e cartão, com mais 76,8% relativamente ao ano anterior (que totalizou a recolha de 718 toneladas), sendo o aumento na recolha de vidro usado apenas de 12,7%, com mais 72 toneladas do que em 2019, isto de acordo com a projecção efectuada para o fecho deste ano, com dados reais até final do mês de Maio.

- PUB -

Câmara diz que “muito mais há a melhorar”

O município, que nos últimos três anos tem vindo a promover diversas campanhas de sensibilização ambiental, com o lema “Todos Juntos por Um Melhor Ambiente”, e cuja última fase foi lançada em Novembro, durante a Semana Europeia do Ambiente (precisamente dedicada à separação dos resíduos), já se congratulou com “esta melhoria e agradece a colaboração dos munícipes.

Recorda ainda que “muito mais há a melhorar, não só por parte das entidades que gerem estas matérias no território do concelho, mas por toda a população, melhorando continuamente as nossas práticas diárias”, afirma em comunicado.

- PUB -

Mais populares

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Vandalismo esta madrugada na Aranguês e Tebaida destrói carros e loja

Três viaturas ficaram completamente destruídas pelas chamas que danificaram também a Agência Armindo
- PUB -