26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroEscola Conde Ferreira vai acolher sede da Universidade da Terceira Idade

Escola Conde Ferreira vai acolher sede da Universidade da Terceira Idade

Instituição integra cerca de 800 alunos, que frequentam um total de 42 disciplinas

 

- PUB -

A histórica Escola Conde de Ferreira, situada na zona antiga da cidade do Barreiro, junto à Avenida Bento Gonçalves, vai acolher a sede da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), revelou o presidente do município, Frederico Rosa, durante a última reunião daquele executivo.

A decisão surge de uma necessidade identificada há alguns anos pela autarquia local e reivindicada, tanto pela equipa que coordena a universidade, como pelos próprios formadores e alunos que a frequentam. “A Câmara vai assumir o projecto e já o tem em orçamento, visando a requalificação e a adaptação do espaço e de todas as suas salas, para o colocar ao serviço da comunidade, servindo de sede a este projecto educativo”, acrescentou o autarca.

Sara Ferreira, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara do Barreiro, em declarações a O SETUBALENSE, afirma que a recuperação do espaço faz “todo o sentido, por agregar a maioria das aulas”, permitindo assim “o convívio de alunos e a partilha de informação, fundamental para que este projecto continue a crescer”.

- PUB -

A responsável explicou que a instalação da UTIB naquele edifício, surgiu no seguimento de conversas entre a autarquia e a RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, tendo se constatado que “o modelo de funcionamento perspectivado para aquela escola, não estava a colher os frutos” inicialmente previstos. “Tratando-se de um espaço que já era uma escola, o tipo de intervenção necessária passa por uma melhoria das condições das instalações, sendo que a RUMO fez muitas obras, tendo renovado completamente algumas salas e feito algum trabalho ao nível das casas de banho, pelo que a nossa interveniência será na continuação de todo esse trabalho”, acrescentou.

“Calculamos que seja uma obra rápida, mas, depois disso, e até por questões associadas à pandemia, ainda não sabemos quando é que a UTIB estará em condições de retomar a sua actividade, porque normalmente os idosos são um grupo de risco e teremos de ter todas as situações de segurança salvaguardadas”, realçou, sem apontar uma data prevista para o arranque dos trabalhos.

Ainda assim, Sara Ferreira destaca que a decisão estará sempre dependente do início do ano lectivo. “Se tudo estiver a correr melhor, tal como esperamos, tentaremos que tudo continue a decorrer da mesma forma”, mas, em caso contrário, “vamos ter que adaptar algumas aulas a uma outra forma, para que se evite quebrar o vínculo dos alunos com a UTIB”, disse.

- PUB -

Actualmente, a Universidade da Terceira Idade do Barreiro integra cerca de 800 alunos, divididos por 42 disciplinas, em aulas que decorrem em diversos pontos da cidade. “Só por aí conseguimos perceber a importância da continuação e do desenvolvimento deste projecto”, sublinhou a veredora.

Espaço centenário marca gerações de barreirenses

Recorde-se que a Escola Conde de Ferreira continua a representar um espaço simbólico para várias gerações de barreirenses, por ter sido a primeira escola oficial a surgir naquela comunidade.

Inaugurada em 1870, em consequência das disposições testamentárias do Conde de Ferreira – que mandou edificar 120 escolas por todo o território nacional –, tornou-se numa realidade com a abertura da ala poente, onde se situou a Escola Primária nº 1, com frente para a Rua da Praia, actualmente designada por Avenida Bento Gonçalves.

Em 1977, o edifício foi considerado pelo Estado como sendo de Interesse Histórico. No seguimento desta distinção foi ampliado, sendo ali erguida a ala nascente com a edificação da Escola Feminina nº2, com frente para a Rua Joaquim António de Aguiar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -