18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMais de três milhões para requalificar piscinas e ampliar Escola Básica do...

Mais de três milhões para requalificar piscinas e ampliar Escola Básica do Afonsoeiro

Piscinas com preço-base de 1,9 milhões e intervenção na escola básica ultrapassa 1 milhão de euros

 

- PUB -

O investimento total na reabilitação das Piscinas Municipais do Montijo e na ampliação da Escola Básica do Afonsoeiro vai ultrapassar os três milhões de euros. A abertura dos concursos públicos para execução das duas obras foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo de quarta-feira passada.

A empreitada referente à reabilitação das piscinas municipais vai ser lançada pelo preço-base de 1 milhão e 973 mil euros + IVA. Um valor que é superior em “cerca de 500 mil euros” ao montante de um primeiro concurso que fora aberto “no ano passado” e que ficara deserto, disse Nuno Canta, presidente da Câmara. O prazo da execução da obra é 510 dias.

Já o concurso da empreitada do Centro Escolar do Afonsoeiro, com 360 dias de prazo de execução, tem como preço-base 1 milhão e 065 mil euros + IVA. Esta obra foi igualmente lançada a concurso ainda em 2019 por uma verba mais baixa, pouco mais de 826 mil euros, não registando quaisquer concorrentes.

- PUB -
Imagem virtual do projecto

A abertura de novo concurso para a empreitada do centro escolar, por valores substancialmente mais elevados – mais 239 mil euros – , obriga à reprogramação da candidatura a fundos comunitários que já havia sido aprovada. No caso das piscinas, a autarquia também apresentou uma candidatura que ainda está a ser analisada.

A intervenção a efectuar nas piscinas municipais passa pela “reabilitação geral do edifício, que remonta à década de 1980”, lembrou o presidente da autarquia. Vai abranger trabalhos “na cobertura e nas zonas de janelas e envidraçados”, além de incidir também na “renovação de pavimentos” e no “alargamento” das áreas social e técnica. Vai ser ainda “renovada toda a maquinaria e sistema de tratamento de água”, além de estarem igualmente previstos “arranjos, de menor dimensão, nos espaços exteriores”, adiantou Nuno Canta.

Remodelação na escola

- PUB -

No que toca à empreitada para criação do Centro Escolar do Afonsoeiro, a intervenção prevê a requalificação da já existente escola básica do plano centenário e a construção de um novo edifício de pré-escolar, que incluirá três salas de aula para dar resposta a 65 alunos com idades entre os três e os cinco anos, gabinetes técnicos, biblioteca escolar e um espaço polivalente. O refeitório existente vai ser remodelado e o polidesportivo melhorado.

De acordo com o socialista, a obra vai ainda contemplar a execução de arranjos exteriores em todo o estabelecimento de ensino, bem como a requalificação dos parques infantis para a básica e pré-escolar.

“Esta obra concretiza todos os investimentos a que nos tínhamos proposto na carta educativa. É o último pré-escolar previsto na carta educativa de 2009”, vincou o presidente da Câmara, acrescentando a concluir que o concelho apresenta “uma cobertura de praticamente cem por cento na rede pré-escolar”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -